Nascido em Sheffield na Inglaterra,Richard Hawley aprendeu a tocar guitarra logo cedo com seu pai, um fã ardoroso de Gene Vincent e que chegou até a tocar algum tempo com Eddie Cochran.
Sua infãncia foi regada com canções de Roy Orbison, Elvis e Johnny Cash, influencias importantes na formação de Richard Hawley também como vocalista.
Estreou definitivamente nos anos noventa como guitarrista da banda de britpop “Longpigs” com quem gravou dois álbuns “The Sun is Often Out” (1996) e “Mobile Home”(1999).
Também chegou a se envolver com Jarvis Cocker e a galera do Pulp excursionando algum tempo com eles, mas em 2002 acabou se lançando em carreira solo. Seu primeiro álbum “Late Night Final” recebeu boas críticas e fez com que muita gente começasse a prestar atenção naquele vocal que parece uma mistura de Roy Orbison com Johnny Cash. Seus dois discos posteriores estabilizam sua carreira e começam a consagrá-lo com uma das grandes revelações vocais do Reino Unido. São dois álbuns premiados que merecem ser ouvidos com muita atenção, “Lowedges” (2003) e o elogiadíssmo “Cole´s Corner” de 2005.
O novo álbum de Richard Hawley chama-se “Lady´s Bridge” e acaba de sair na Inglaterra coberto de elogios de toda crítica especializada.
Precedido pelo single “Tonight The Streets are Ours” uma bela canção com suas raízes nas mais belas baladas da decada de 50, com arranjos orquestrados inspirados em Phil Spector e Walker Brothers.