Natural de Londrina – PR, a cantora, compositora e violonista Renata Fausti, veio para São Paulo aos oito anos com sua família, e trouxe na bagagem uma forte influência musical herdada de sua mãe, Raíza Oliveira, com quem fez sua estréia em composições e tem parceria até hoje. Foi na igreja onde começou a história de Renata e a música. Lá tocou pela primeira vez e nunca mais parou. Autodidata, toca violão e canta desde os dez anos. Fausti teve seu primeiro contato com o público aos onze. Convidadas, ela e sua mãe cantaram juntas na festa da cidade. Daquele dia em diante, a certeza que a música regeria sua vida só aumentou. Oficializou a dupla com a mãe, Raíza e Renata, e cantou ao lado dela por 5 anos.
Aos dezesseis anos, Renata Fausti se encantou pelas músicas de Djavan, e entendeu que ali se iniciava uma nova fase de sua carreira: seu caminho dali para frente era sozinha.
Durante quinze anos Renata tocou na noite, passando por diversos barzinhos e casas de shows, porém infelizmente o desgaste que veio junto com a tamanha experiência desses anos todos na estrada, acarretou em um problema muito sério nas cordas vocais e a cirurgia para retirada de um calo vocal era sua única chance de continuar cantando. O momento difícil passou, recuperada, e dando a volta por cima, Fausti entrou em estúdio e gravou seu primeiro trabalho.
Em 2009, Renata Fausti lançou em Portugal seu debut album pela gravadora Libra Music/ Universal Music. Um CD com doze faixas, leve, com melodias e arranjos únicos, que trouxe músicas feitas por ela em parceria com outros compositores, além da regravação de “Se Quer Saber” (Maurício Manieri) e “Aventura” (Eduardo Dussek e Luis Carlos Goes).
Em Portugal, as músicas “Eu Não Gosto De Nada”, “Ainda Estou Aqui” e ”Eu Não Dou Mais Pra Você” entraram na programação de mais de 48 rádios e esse álbum continua sendo muito executado. Depois da temporada na Europa, Renata retornou ao Brasil e continuou sua caminhada passando por palcos do Brasil todo, levando sempre um show sutil, delicado, repleto de qualidade e talento. “A música me deu tudo que eu tenho”. É com respeito, seriedade e verdade, que Fausti conduz sua carreira e deixa por onde passa alegria, pureza, brilho e muita, mas muitas saudades, daquelas que só alguém especial é capaz de deixar.
Em 2012, no segundo semestre, com o intuito de divulgar seu trabalho no Brasil, Renata Fausti participou de “Mulheres Que Brilham”, concurso que aconteceu dentro do Programa Raul Gil, no SBT . Foi finalista e a crítica foi excelente. Hoje reúne fãs e admiradores pelo país inteiro.
Renata segue com um novo projeto: a gravação de seu primeiro DVD, Renata Fausti – Sutil. Um trabalho cheio de coisas lindas, novas canções, novas parcerias e convidados mais que especiais.