Raul Torres e Florêncio, juntamente com o Acordeonista
Rieli, apresentaram na Rádio Record o programa "Os Três Batutas do Sertão" que ficou no ar durante quase 30 anos e só terminou quando do falecimento do Raul.
Ao completar 16 anos, Raul Torres tirou carta de cocheiro, passando a trabalhar no Jardim da Luz, e, durante dois anos até ingressar na Estrada de Ferro Sorocabana, em 1924. Ocupou o cargo de Assistente Administrativo, trabalhando junto à Chefia da Sub-Diretoria de Operações, e aposentou-se em 1954.
Em 1944, uma seca terrível castigava o interior Paulista. Em Barretos, João Pacífico viu os fiéis rezando e fazendo promessa numa procissão, para que a chuvesse. A reza pela chuva inspirou João Pacífico a escrever a letra de "Pingo D' Água", que logo foi musicada pelo Raul, que imediatamente gravou com Florêncio a belíssima melodia! Coincidência ou não, choveu dois dias depois do lançamento de "Pingo D' Água" e, em Barretos João Pacífico e Raul Torres foram até chamados de "Feiticeiros"...
Raul Torres também enfrentou problemas com a Política, já que com o Golpe Militar em 31/03/1964, sua composição "Desabafo" teve a sua execução proibida, pois foi considerada "subversiva" por retratar a realidade social e a má vontade dos que governam...
Em Botucatu/SP, no dia 23/03/2007, foi inaugurada a Estátua em homenagem ao Raul Torres, na Praça Emílio Peduti (O Bosque), um belíssimo trabalho esculpido por Pedro César e que retrata o inesquecível Cantor e Compositor em tamanho natural.
Em dezembro de 2006, ano em que Raul Torres completaria 100 anos, a prefeitura de Botucatu empreedeu uma festa-homenagem ao compositor, realizando um show na praça principal da cidade, que ganhou seu nome. O espetáculo que recordou suas obras, contou com nomes consagrados no universo sertanejo como Inezita Barroso, Pedro Bento e Zé da Estrada, Craveiro e Cravinho, entre outros. Na ocasião, foi inaugurada local uma estátua, representando sua imagem, com instalação também de uma placa honrosa.
Raul Torres em parceria com João Pacífico criaram o gênero "Toada Histórica", o famoso "falar e cantar" que imortalizou as músicas "Chico Mulato" e "Cabocla Tereza".
O cantor e compositor Raul Torres nasceu em Botucatu/SP, no dia 11 de julho de 1906. Mas foi em São Paulo que seguiu a carreira de cantor. Adotou o estilo nordestino, que fazia sucesso nos anos 20, por causa de...