Cantor e intérprete, Ratto, cujo nome de registro é Afonso Carlos Gómez de Vargas nasceu no Rio Grande do Sul, no dia 28 de Dezembro de 1967. Sua carreira teve início aos 6 anos de idade, fortemente influenciado pelo coral da igreja; onde cantava aos domingos. Nessa mesma época, depois de ganhar um show de calouros, foi presenteado com seu primeiro violão, de onde conseguiu tirar acordes afinados em poucas lições. Participou de grupos locais desde bandas de baile, de rock garagem e de música regional gaúcha. Essa diversidade musical foi definitiva para que o seu interesse pela música fosse além dos morros da pacata Lavras do Sul, sua cidade natal. Neste momento, determinado a ampliar seus horizontes e se tornar um profissional da música, rumou para a cidade do Rio Grande. Lá, trabalhou como montador de móveis, garçom, gerente de bar, DJ e bancário. Mas foi em 1989, transferido pelo Banco Bradesco para a cidade de Pelotas, que conheceu seus companheiros de serviço, Paulinho e Maurão, que o apelidaram como "Ratto". Como errava muito nas contas do banco costumavam dizer que ele "rateava”; gíria usada para caracterizar a desatenção do cantor. O apelido virou nome artístico e a primeira apresentação oficial com o pseudônimo foi no bar Bate Papo; de seu amigo Ricardinho. De 1989 a 1997, se apresentou em eventos de importantes empresas e bares de diversas cidades do Rio Grande do Sul. Em busca de formar uma carreira, mudou-se para Porto Alegre e por 7 anos tocou como músico residente em vários bares e casas de shows considerados os melhores da época: Girasole, Chalé Bar, Acústico Bar, Manara, Opinião, entre outros. Em 2004 foi convidado para tocar na cidade de Apucarana do Norte, interior do Paraná, na Boate Societta. Devido ao sucesso e lotação, a equipe de som da casa decidiu gravar o áudio do show. Em sua próxima apresentação, na mesma boate, marcada para alguns meses depois, foram feitos 400 CD´s com a tal gravação, dos quais foram entregues aos ingressos vendidos antecipadamente. A baixa qualidade da gravação não impediu que esses CD´s se multiplicassem e explodissem entre os jovens, tornando Ratto um sucesso que tomou conta das caixas de som dos bares, churrascos, faculdades, rodas de amigos e até mesmo no exterior. Em 2005, lançou seu primeiro CD para todo o Brasil. Neste trabalho, gravado ao vivo, Ratto define o seu estilo como intérprete nas melhores canções de pop rock, e brinca com o repertório com a música Canudinho, que o consagrou e que o tornou conhecido entre os fãs. Teve a participação dos seus amigos gaúchos da Banda Papas da Língua, onde fizeram uma parceria na música Pó de Pimenta e se aventurando como compositor, gravou também sua música própria, Perto de Mim.
Se apresentou em Barretos, na comemoração dos 50 anos da Festa do Peão, para um público de aproximadamente 75 mil pessoas. Fez a abertura de shows de nomes importantes da música brasileira como Ivete Sangalo, Zezé di Camargo e Luciano, Chiclete com Banana, Ultramen, TNT, Cesar Menotti & Fabiano, Kiko Zambianchi, João Bosco e Vinicius, Claudia Leitte, Humberto Guessinger; além de dividir o palco com as bandas Maskavo, Planta & Raíz e as duplas sertanejas Bruninho e Davi e Mato Grosso e Mathias. No final de 2008 gravou o seu segundo CD, o primeiro produzido em estúdio, com algumas regravações de músicas de bandas do Rio Grande do Sul que fizeram sucesso nos anos 80. Neste trabalho, Ratto mostrou todo potencial, profissionalismo e personalidade; e provou que não é só mais um artista que toca violão. Além de promover o seu conhecimento na co-produção do CD, que foi masterizado por Ricardo Garcia.
Em 2014 gravou algumas músicas com participações especiais como Zeider, Bruninho e Davi e mais uma vez, do seu amigo de longa data, Serginho Moah.
Atualmente, os shows ganharam uma nova produção, totalmente executada por Ratto (voz e violão), e vem acompanhado do guitarrista Rafael Dias e de VS (trilhas pré-gravadas pelo próprio artista).
Suas gravações estão no Spotify, Deezer e nas principais plataformas digitais de streaming.
Ratto é considerado o melhor intérprete pop, com bagagem artística de 37 anos de carreira e importantes shows à nível nacional!