×

Biografia de Raízes Caboclas

Grupo Musical formado no início da década de 80, o Raízes Caboclas tem como principal objetivo a abordagem das raízes culturais da Amazônia, buscando referências nas diversas tendências musicais da região.

Os integrantes do grupo:

CELDO BRAGA - Natural de Benjamin Constant, Amazonas. Formado em letras pela PUC (Potíficia Universidade Católica) de Porto Alegre. Baseado na música nativista gaúcha, fundou o Raízes Caboclas, buscando traduzir a musicalidade natural do Amazonas. Além de músico, é compositor e poeta.

OTÁVIO DI BORBA - Natural de Borba, município da calha do Rio Madeira, Amazonas. Cursa Educação Artística na UFAM (Universidade Federal do Amazonas). Pesquisador, praticante, do folclore do seu município. Toca percussão e quatro (instrumento venezuelano).

JÚLIO LIRA - Natural de Benjamin Constant. É percussionista, de formação empírica, com sotaques marcantes da cultura musical da Colômbia e Peru, países que fazem fronteira com seu município.

OSMAR OLIVEIRA - É natural de Benjamin Constant, Amazonas. Além de cantor, compositor e percussionista, é pedagogo, com especialização em gestão educacional, formado pela UEA (Universidade Estadual do Amazonas).

RAIMUNDO ANGULO - É natural de Benjamin Constant, Amazonas. É o principal vocalista do grupo, começou sua vida musical em casas noturnas de cidades fronteiriças ( Brasil, Peru e Colômbia).

ADALBERTO HOLANDA - É natural de Manaus, Amazonas. Iniciou seus estudos musicais no conservatório de música da Universidade Federal do Amazonas. Toca violino e flauta doce, é compositor e arranjador.

ELIBERTO BARRONCAS - É natural de Autaz Mirim, Amazonas. É formado em Educação Artística pela Universidade Federal do Amazonas. É artista plástico, poeta, compositor e percussionista. Trabalha a concepção dos discos e dos shows do Raízes Caboclas, além de criar e confeccionar os instrumentos de percussão utilizados pelo grupo.

O grupo Raízes Caboclas já esteve de norte a sul do Brasil e fora dele, esteve nos Estados Unidos, Alemanha, Venezuela, Peru e Colômbia, levando a cultura brasileira a estes países.