O Raiz do Sana traz da região serrana do Rio elementos da música brasileira em um show variado, alto astral e empolgante.
Formado no início de 1998 no Vale do Sana, distrito de Macaé, o grupo toca forró pé-de-serra, combinando os baiões, xotes e xaxados com elementos de outros estilos, como rock, salsa, samba, soul e maracatu. A partir dessa mistura, a banda desenvolveu uma sonoridade própria e inconfundível.
Em abril de 2000, lançou seu primeiro CD, "Raiz do Sana", totalmente autoral e independente, com grande repercussão, adquirindo um enorme número de fãs. Devido ao sucesso do trabalho, a banda, já com a gravadora carioca Albatroz, relançou o CD em agosto do ano seguinte.
O segundo CD, "Cabeça D´água" com composições próprias, foi lançado em agosto de 2002 com muito sucesso. A banda seguiu conquistando cada vez mais adeptos do seu som autêntico, original, visceral.
O terceiro CD, "3", foi lançado também de maneira independente em dezembro de 2005. Mais um sucesso.
Nesse último as influência de outros ritmos e sons ficou mais evidente, com a presença da guitarra e do maracatu, do reggae e da música caribenha.
A temática da poesia sempre falando de paz, amor e as belezas da natureza, num clima muito bucólico e delicioso para dançar. Em 2009 a banda lançou seu quarto trabalho, o DVD “Raiz do Sana Ao Vivo”. Nele é possível se deliciar com os maiores sucessos dos quase 12 anos de carreira da banda. O show vibrante foi gravado na Fundição Progresso e conta com a participação de Elba Ramalho e Marcelo D2.
Formação
Tati Veras na voz, impressiona com sua energia espontânea. Seu carisma inconfundível é uma das marcas registradas da banda.
Elysio, no baixo, é o mentor e principal compositor. Consegue traduzir a beleza do Sana em poesias belíssimas e em pinturas, como as expostas na arte gráfica do primeiro CD Raiz do Sana.
Rodrigo Ramalho, na sanfona, surpreende com sua musicalidade.
Léo Oliveira, é o cavaquinho e guitarra, um solista que prima pela criatividade.
Frank Furtado, na zabumba, é o dançante integrante.