×

Biografia de Radiohead

O Radiohead é um grupo de rock alternativo, considerada uma das mais importantes bandas de rock na atualidade.
Nasceram no fim dos anos 80, em Oxford, Inglaterra, originalmente sob o nome On A Friday (referência ao único dia da semana em que os membros se conseguiam reunir para ensaiar, Sexta-feira).
O nome Radiohead veio de uma música dos Talking Heads, uma das influências da banda, chamada “Radio Head”. Outros artistas que influenciaram os Radiohead são Joy Division, Elvis Costello, Aphex Twin, REM e Pink Floyd.
Em 1991, lançam o EP “Creep”, que estoura no Reino Unido e alavanca o sucesso do primeiro disco, “Pablo Honey” (1993). Em 1995, é lançado o segundo álbum, “The Bends”, e com ele as atenções do mundo inteiro para os Radiohead. Dois anos depois, surge “OK Computer”. O terceiro trabalho da banda vendeu mais de 4 milhões de cópias e é considerado pela crítica e público de todo planeta como o melhor de todos os tempos, dividindo as honras com outros álbuns dos Beatles, e colocando os Radiohead definitivamente como uma das melhores bandas do mundo. Após a extensa exposição perante os media, a banda lança em 2000 Kid A e logo em seguida, em 2001, Amnesiac, dois discos que mostram um outro lado da banda, largando as guitarras quase que de vez e intensificando os experimentos com texturas eletrônicas e acústicas consagradas em OK Computer. Depois de lançarem, também em 2001, o disco ao vivo I Might Be Wrong, abrangendo músicas dessa nova fase mas com as guitarras de volta, o Radiohead lança em 2003 o excelente Hail To The Thief, disco que consolida a banda e da continuidade ao caminho que a banda estava traçando apartir de OK Computer.