×

Biografia de Rádio Taxi

O ano de 1981 foi marcado pelo início do movimento das bandas de pop rock no Brasil. A primeira banda a surgir nesse novo cenário musical foi o Rádio Taxi. O grupo já estava junto há algum tempo, como integrante da banda que acompanhava a cantora Rita Lee, grande incentivadora desse novo projeto.

Na época, o filme “Menino do Rio” era lançado nos cinemas do País, com a música “Garota Dourada” - uma parceria de Wander Taffo, Lee Marcucci e Nelson Motta - como tema principal. A música, que logo estourou nas rádios, foi o primeiro sucesso do Rádio Táxi.

A banda era formada por músicos que já tinham uma história sólida no rock nacional. Lee Marcucci, baixista, foi um dos integrantes do “Tutti Frutti” e co-autor de músicas como “Jardins da Babilônia” e “Miss Brasil 2000”. Wander Taffo, guitarrista, já era reconhecido por seu estilo próprio de tocar guitarra, com solos que deixavam a platéia atônita em shows do “Made in Brazil”, “Joelho de Porco”, “Gang 90”, “Secos e Molhados” e por todas as bandas pelas quais passou. Gel Fernandes, baterista, iniciou sua carreira cedo, juntamente com Taffo, e logo mostrou seu talento como baterista de bandas como Os Incríveis, Memphis e Sunday. Willie de Oliveira, cantor, também fez parte do “Tutti Frutti”.

O primeiro disco da banda foi “Rádio Táxi”, lançado em 1982 que, além de “Garota Dourada”, trazia o sucesso “Coisas de Casal”, presente da madrinha Rita Lee, e “Dentro do Coração (Põe Devagar)”, que fez parte de uma das cenas mais engraçadas do filme “Os Normais” em 2003.

Em 1983 lançaram o álbum “Rádio Táxi 2”, que consagrou definitivamente a banda como uma das maiores do pop rock nacional da época. A música “Com o Rádio Ligado” estava em todas as emissoras do País, sucesso que foi seguido por “Sanduíche de Coração”, tema de abertura da novela “Pão Pão, Beijo Beijo”, da TV Globo.

A surpresa veio com “Eva” que, certamente, foi o maior sucesso da banda: em 1983 foi a música mais executada em todas as rádios do Brasil e posteriormente também consagrada na voz de Ivete Sangalo. Ao mesmo tempo em que “Eva” tocava por todo o País, a banda ganhou um novo integrante: Maurício Gasperini assumiu os vocais da banda, acrescentando seu talento como compositor.

O disco seguinte, “6:56”, lançado em 1985, trouxe a música “Um Amor de Verão”, que imediatamente virou sucesso entre os jovens da época. Em 2004 ela voltou a ser cantada pelo público jovem, na regravação de Felipe Dylon, atual ídolo dos adolescentes de todo o Brasil. O álbum “Matriz”, de 1986, apresentou a música “Você se Esconde” como tema de Felipe Camargo, na polêmica novela “Roda de fogo”, também da TV Globo.

Durante o tempo em que a banda não esteve tocando junto, cada integrante continuou com suas carreiras como músicos. Maurício, além de gravar o DVD “MTV Acústico de Rita Lee”, faz parte da noite paulistana, onde toca acompanhado de Gel Fernandes em bares da Vila Olímpia e Vila Madalena, com um público cativo. Lee Marcucci, após acompanhar Rita Lee por muitos anos, entrou no lugar de Nando Reis e assumiu o baixo dos “Titãs”.

Wander Taffo, além da carreira de guitarrista e após lançar três discos solo, fundou a maior escola de música da América Latina, a EMeT – Escola de Música e Tecnologia, que ensina a arte da música para mais de dois mil alunos.

Em 2000, Guilherme Arantes convidou Wander Taffo, Lee Marcucci e Gel Fernandes para participarem da gravação de um DVD e CD ao vivo, com sucessos de sua carreira. Esse projeto fez com que grandes amigos se reunissem e despertou uma vontade de voltarem a tocar juntos, o que fez com que a banda se reunisse e preparasse um novo trabalho.

Com Maurício nos vocais, cinco músicas inéditas, oito grandes sucessos do grupo e algumas regravações de antigos sucessos dos anos 80, o Radio Taxi gravou um CD/DVD ao vivo que foi lançado em julho de 2006 pela Sony BMG.