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Biografia de Quilapayún

Grupo musical chilena, uma das mais representativas da chamada Nueva Canción Chilena. O treinamento foi criado em finais de 1965 um grupo de jovens inspirados pela música Planalto, motivado por uma mudança profunda e sonhos para aqueles lutando na altura. Participaram na sua fundação três estudantes da Universidade Técnica do Estado: Eduardo Carrasco Julio Carrasco, e Julio Nehumhauser, que se juntaram depois Patricio Castillo. Ao longo de décadas de vida artística, Quilapayún libertados mais de 25 álbuns.

Seu objetivo era fazer algo de novo que chegou fora do comum. Eles queriam uma imagem forte que os tradicionais grupos como Cuncumén e mais autêntico do que o conjunto neofolclóricos. Procurou um nome indígena que acento na última sílaba, e eles pensaram Quilapayún, araucano que significa "três barbas".

O grupo queria recuperar os valores da cultura indígena e latino-americanos comprometidos com os problemas do povo e da classe trabalhadora, com a metade da expressão cultural. Em geral, os seus começos foram bastante difíceis, uma vez que nenhum deles tinha profundos conhecimentos musicais. Nos seus primórdios, a formação, em colaboração com Angel Parra, que participou do arranjos musicais de suas canções precoce.

Logo ser definidas as características que caracterizam: ponchos barbas pretas e instrumentos do altiplano. Seu repertório incluía uma grande variedade de música latino-americana, a música é do planalto central em suas interpretações. Entre os instrumentos utilizados são a Andina charango, a quena panpipe e misturado com o violão clássico e bateria.

Começou atuando em diversos clubes e festivais de música folk. Em 1966 foram convidados a participar no primeiro festival nacional de folclore "Múltipla Chile. Organizado pela cidade de Viña del Mar, foi realizada no cassino naquela cidade. Quilapayún interpretada a três itens: a pomba, o grupo original de pessoas e Quilapayún Angel Parra, a criação de originais do tema instrumental que não é mantido qualquer registo.

Um dos mais importantes momentos da carreira de Quilapayún ocorreu quando Victor Jara juntou ao grupo como diretor artístico. A cantora, que definiu o final do carimbo Quilapayún apresentadas no processo: uma posição cênica no visual contrastes e sua característica preto ponchos seria o seu carimbo especial.

Víctor Jara, Quilapayún venceu em 1966 o mais importante festival da canção popular chilena, organizada por um dos principais centros de difusão do movimento popular no Chile: Chile risos e canta. Através desta organização, Quilapayún primeiro foi ouvido na mídia e participou de turnês ao Chile risos e canta organizados ao redor do país.

Ao mesmo tempo lançou o álbum American canções folclóricas, que destacam os temas do Mare-Mare, Coneji (cantada por Victor Jara) e Tururururu. A voz tenor esteve a cargo de grandes Nehumhauser julho, e também destacou as vozes dos irmãos Carrasco. O 1967 foi retirado do conjunto Nehumhauser de Julho, e tomou o seu lugar Carlos Quezada, e foi integrado no grupo Oddo Willy, um dos mais amados pelos fãs.

Publicado em 1968, sob o selo Dicap (a Juventude Comunista), o LP No Vietname, com Victor Jara como diretor artístico. Sobre este álbum de lado os textos que foram triviais affair de camponeses ou parente beleza costume, e colocar mais ênfase no social. Enquadrado num momento histórico como a Guerra do Vietnã, aproveitou a oportunidade para criar itens de reclamação para as injustiças que ocorreram não só no Chile, mas no mundo dos anos 60. Neste estudo destacou questões como a tortilla se torna (dedicado à guerra civil espanhola), Funeral Song for Che (em memória da guerrilha), um Canto La Pampa, La Zamba de irrigação e da American povos.

No final de julho desse ano desistiu e entrou Rodolfo Parada Carrasco e Hernán Gómez, que deu a sua formação distintivo matiz som até 1971. Naquele ano aderiram ao trabalho Ruben Escudero, Hugo Lagos e Guillermo Garcia. Mais tarde, no exílio, retirou Pato Castillo e Ruben Escudero, mas juntou forças com Ricardo Venegas. Na década de 80, aderiu Patrick Wang, e meados dos anos retirou Eduardo Carrasco e Oddo Willy.

Os anos 92 foi a chave para Quilapayún; exílio terminou, eles estavam com pouca escolha mas para retornar ou permanecer em França. Carlos Quezada e Ricardo Venegas optaram por retirar. Quando poucos foram apostas sobre uma nova proposta, que foram apensados por Daniel Valladares e retornou à formação Pato Castillo, que deu novo impulso ao grupo no início de 2000.