×

Biografia de Povia

Joseph Povia nasceu em Milão em 19 de novembro de 1972. Começou a escrever canções muito cedo e aprendeu a tocar violão como autodidata. Sua trajetória musical é desenvolvida através da experiência viva e participações em várias exposições e concursos.

Em 1999, matriculou-se na Accademia di Sanremo. Em 2003 ele venceu a quarta edição do Premio Città di Recanati (agora Prêmio Musicultura) com a canção "Mia Sorella" (música que toca no tema da anorexia e bulimia), elogiado por alguns dos maiores poetas da Itália contemporânea como Alda Merini , Fernanda PIVANO, Dacia Maraini.

Em 2005, ele participou, fora da competição no Festival de Sanremo com a canção "I bambini fanno ohh..." A canção é escolhida como trilha sonora para "Avamposto 55", uma grande campanha de solidariedade para as crianças de Darfur. Em apoio a esta iniciativa Povia devolve, por um ano inteiro, todo o lucro proveniente das vendas do single "I bambini fanno ohh..." e, assim, contribui para a construção de duas escolas-hospitais do estado Africano. O single superou 180.000 cópias vendidas, ele recebeu inúmeros discos de platina e foi indicado por recomendação do SIAE ao prêmio especial da Sony BMG, tendo atingido mais de 500.000 downloads digitais. Ele lançou seu primeiro álbum "Evviva i pazzi... che hanno capito cos’è l’amore" alcançar o disco de ouro por mais de 60 mil cópias vendidas.

No mesmo ano participou do festival de música do Live 8, organizado por Bob Geldof, cujo objetivo é exercer pressão sobre os líderes políticos das nações mais ricas e poderosas do mundo, para cancelar as dívidas de nações pobres da África.

Em 2006 ele venceu a 56 ª edição do Festival de Sanremo com a canção "Vorrei avere il becco", e lançou seu segundo álbum "I bambini fanno ohh... la storia continua" alcançando disco de ouro por mais de 45 mil exemplares vendidos, e que contém o single "T’insegnerò", dedicada à primeira filha Emma.

Em 2007, ele lançou seu terceiro álbum "Lá storia continua... La tavola rotonda", de onde é extraído o single "É meglio vivere una spiritualità".

Em 2008 pública com Francesco Baccini, na edição especial, o CD / DVD intitulado "Uniti-duemilacinqueduemilaotto. No mesmo ano, recebeu a Ordem do Leão de Ouro de Veneza, e o Leão de Prata por sua carreira na música.

Em 2009 sobe em 2º lugar na 59º edição do Festival de Sanremo com a canção "Luca era gay" e também ganhou o Prêmio Imprensa Rádio Tv. Em 20 de fevereiro ele lançou seu quarto álbum "Centravanti di mestiere" na Itália contemporânea, Alemanha, França, Suíça e Áustria.
Em Abril de parte, juntamente com sua banda para uma turnê com 80 shows nas melhores casas da Itália e lançou seu segundo single, "E così sei nell’aria"

Em junho, ele venceu com a canção "Luca era gay", o prémio por melhor letra de Mogol entre as canções folclóricas italianas publicadas desde 1 de Janeiro de 2008 a 28 de fevereiro de 2009.
Em outubro, lança seu terceiro single "Single".

Em novembro, ela lançou seu quinto CD, dedicado exclusivamente às crianças, mas para elevar o ânimo dos adultos, intitulado "Non basta un sorriso” o qual doou pessoalmente para as alas pediátricas dos principais hospitais da Itália, ele sempre participa em várias iniciativas de instituições de caridade e com sua música e seus temas defende os direitos dos menores, além de ser muito envolvido em frentes sociais.