×

Biografia de Pedro Ortaça

Cantor. Compositor. Violonista. Instrumentista. Começou a se interessar pela música ainda criança, quando aprendeu a tocar violão com conhecidos cantadores gaúchos. É descendente de índios. O pai e o avô tinham costume de cantar e a mãe tocava gaita.

Desenvolveu um trabalho centrado na pesquisa e divulgação da cultura gaúcha, seus ritmos e costumes.

Em 1976, lançou seu primeiro disco, um LP pela gravadora CID.

Em 1981, lançou LP pela EMI, interpretando entre outras, as composições, "Milonga", dele, Tolo Pereira e Jaime Caetano Braun, "Campeando o boi Barroso", dele e Hilário Retamozo, "Trovador negro", de sua autoria e Jaime Caetano Braun e "Linha de mão", de Hilário Retamozo e Juarez Chagas, além de "Serrinha", tema folclórico recolhido e adaptado por ele e Dedé Cunha.

Em 1982, lançou novo LP pela EMI, interpretando entre outras, "Milonga dos ancestrais", em parceria com Aparício Silva Rillo, "Cantiga do boi destino", com Hilário Retamozo e, "Bem-me-quer", com Carlos Cardinal Oliveira.

Tem diversas composições com o premiado poeta gaúcho Jaime Caetano Braun, entre as quais, "Milonga para uma flor".

Em 2000, a EMI lançou na série "Raízes dos pampas", o CD "Pedro Ortaça", com 20 gravações originais remasterizadas, entre as quais, "Fogo morto", de Hilário Retamozo e Juarez Chagas, "Surungo no campo fundo", em parceria com Aparício Silva Rillo e "Entre rios", de João Carlos Reis.

Um de seus grandes sucessos foi "Bailanta do Tibúrcio", de sua autoria, inspirado nas lembranças de um baile promovido pelo personagem da música e que atraía pessoas de vários lugares.

Gravou diversos discos solo, além de participar de inúmeros discos de outros artistas.Pedro Ortaça (Pontão) é um cantor e compositor brasileiro de música nativista. Canta as coisas do seu passado e homenageia outros cantores missioneiros Jayme Caetano Braun, Cenair Maicá, Noel Guarany.

Em 2009, lançou um DVD.