No filme Singles o Pearl Jam é a banda de apoio de Matt Dillon. Aparecem Stone Gossard, Jeff Ament e Eddie Vedder (como baterista).
Dirty Frank foi o motorista do ônibus de turnê do Pearl Jam no começo da banda. Numa entrevista antiga, os integrantes do PJ descreviam-no como sendo um pouco esquisito. Eles dirigiram durante a noite inteira para fazer algun show e achariam várias latas de cerveja vazias embaixo do banco do motorista. Os integrantes tinham uma brincadeira entre si, diziam que ele provavelmente era algum "serial killer" e psicopata que comia gente... daí surgiu a música "Dirty Frank" (faixa bônus da versão européia de Ten).
O nome Vs surgiu depois de várias discussões entre os integrantes da banda. Originalmente era para ser chamado Five Against One.
O Pearl Jam participou de algumas bem sucedidas trilhas sonoras: Vida de Solteiro (1992), Uma jogada do destino (1993), Diário de um adolescente (1995) e Os últimos passos de um homem (1996).
"Alive" foi a primeira música da banda a fazer sucesso em todo mundo.
Em 1993 o Pearl Jam abocanhou quatro prêmios pelo clipe de "Jeremy", no MTV Vídeo Music Awards. Melhor Clipe de Grupo, Melhor Banda de Hard Rock/Heavy Metal , Melhor Diretor e Vídeo Clipe do Ano.
Nos primeiros tempos, a banda se chamava Mookie Blaylock, em relação a um famoso jogador de basquete da NBA. Mudaram para o atual nome após o mesmo queixar-se.
No final de Daughter (Live On Tow Legs), Eddie canta pedaços de suas outras musicas do Pearl Jam, são as musicas : W.M.A, Rockin in the free worl (cover de Neil Young) e Another Brick In The Wall (cover de Pink Floyd).
O nome de batismo de Eddie Vedder é Edward Louis Severson III. Após o divórcio de seus pais adotou o sobrenome de sua mãe, Vedder.
Eddie murmura no final de "Corduroy": "It's your move now... I thought you were a friend, but i guess i, i guess i hate you...
Logo no início da música Release, se você colocar o volume no máximo pode ouvir Eddie murmurar "Oh father".
Na música "Once' Eddie murmura: "You think I've got my eyes closed, but I'm looking at you the whole fucking time."
O Pearl Jam é recordista de álbuns ao vivo.
Ao contrário do que muitos pensam, "Immortality" não é uma música feita sobre Kurt Cobain.
Uma das prováveis origens do nome Pearl Jam tem a ver com uma geléia (jam em inglês) feita pela avó de Eddie Vedder (chamada Pearl) cuja composição incluia um alucinógeno indígena. Outras versões informam que Pearl Jam seria uma gíria de significado semelhante a "colar de esperma".
No inicio de "Push me, Pull me", antes que o Eddie começa a cantar, se você colocar bem alto, você pode ouvir um pedacinho de "Only Happy When I´m Crying", musica inédita da banda.
Pearl Jam comemora 20 anos e relança "Vs." e "Vitalogy"
"Jeremy" é uma música baseada em um fato real. Eddie Vedder viu um artigo de jornal no qual o inspirou a escrever a música. Era dia 8 de fevereiro de 1991, quando uma comum manhã no Colégio Richardson terminou em um completo caos. Jeremy Wade Delle (16) atirou em si mesmo em frente a seus colegas de classe e sua professora, pondo uma arma em sua boca e apertando o gatilho. Ele morreu imediatamente. O motivo para esse horrível suicídio continuam a ser meras suposições. Os jornais somente disserem que ele era um garoto problema e seus pais haviam se divorciado.
A música Last Kiss, que é uma das que mais fez sucesso aqui no Brasil na verdade é de Wayne Cochran.
Pearl Jam é uma banda oriunda formada em 1990 da cidade de Seattle, Washington, EUA. No auge do período do movimento local Grunge e é considerada uma das mais populares e influentes da década de 90. Eles, junto com Nirvana,...