Paulo Ricardo Oliveira Nery, ou apenas Paulo Ricardo (Rio de Janeiro, 23 de setembro de 1962), é um cantor brasileiro.
Nasceu no bairro da Urca. Carioca, cresceu ouvindo bossa nova e Jovem Guarda. Desde a infância interessou-se por música, estudando um pouco de teclado na adolescência. Em 1977, muda-se para São Paulo e passa a atuar como baterista em uma banda, aprendendo em seguida a tocar violão. Logo forma a banda Prisma e, já nos anos 80, o grupo Aura, sempre voltado para o rock progressivo e new wave. Depois de cursar alguns períodos da faculdade de jornalismo, passa uma temporada em Londres, entre 1982 e 1983, onde trabalha como correspondente de uma revista de música.
De volta ao Brasil, forma o grupo RPM (Revoluções Por Minuto), no qual tocava baixo e era o vocalista, junto de Luiz Schiavon, Fernando Deluqui e P. A… O grupo estréia em show em 1984 e se tornam um dos maiores fenômenos do rock brasileiro, em apenas um único disco vendeu 2,5 milhões de cópias.
Na década de 1990, o cantor iniciou uma carreira solo, no qual passou por vários estilos, com ênfase na música romântica, até que, em 2002, retomou a carreira junto ao grupo RPM, lançando CD e DVD ao vivo. Algum tempo depois, a banda novamente se desfez, por conta da marca RPM.