Em conjunto com a mulher, a artista plástica Christina Oiticica, fundou o Instituto Paulo Coelho, que oferece apoio e oportunidades aos membros mais desfavorecidos da sociedade brasileira, especialmente a crianças e a idosos.
A obra de Paulo Coelho conta já com mais de 130 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo.
Não deixou de causar grande surpresa sua eleição, em 25 de julho de 2002, para a academia. A instituição tinha um histórico de rejeitar autores de sucesso, ditos "populares" - e dela ficaram fora Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Mário Quintana e outros tantos autores reconhecidos.
Prédio da Academia Brasileira de Letras
Mas o autor, que se candidatara outras vezes, foi eleito em 25 de julho de 2002 na sucessão de Roberto Campos e recebido em 28 de outubro de 2002 pelo acadêmico Arnaldo Niskier como o oitavo ocupante da cadeira 21, cujo patrono é Joaquim Serra.
Ainda em 1996, funda o Instituto Paulo Coelho, destinado a prestar auxílio aos mais carentes, especialmente crianças e idosos.
Em setembro de 2007, a ONU nomeou o escritor Paulo Coelho seu novo Mensageiro da Paz[8], ao lado da princesa jordaniana, Haya, do maestro argentino-israelense Daniel Barenboim e da violinista japonesa Midori Goto. O anúncio foi feito durante a cerimônia de comemoração do Dia Internacional da Paz na sede da ONU em Nova Iorque presidida pelo secretário-geral da entidade, Ban Ki-moon.
"Aceito com gosto esta responsabilidade e me comprometo a fazer o máximo para melhorar o futuro desta e das próximas gerações", declarou o escritor brasileiro ao saber de sua nomeação. Os Mensageiros da Paz são designados pessoalmente pelo secretário-geral das Nações Unidas, com base em seu trabalho em campos como artes plásticas, literatura ou esporte, e seu compromisso de colaborar com os objetivos da ONU.
Em 1996, Paulo recebe dois prestigiados prêmios na Itália: o Super Grinzane Cavour e o Flaiano Internacional. No mesmo ano, a Editoria Objetiva adquire os direitos de edição de O Monte Cinco, um romance baseado na vida do profeta Elias que coloca, num contexto bíblico, as questões existenciais sobre a dificuldade de enfrentar a vida e aceitar desafios que atormentam o homem moderno. Paulo Coelho recebe por esta obra um milhão de dólares como adiantamento sobre os direitos autorais - nunca nenhum escritor brasileiro recebeu uma quantia semelhante.
Paulo Coelho (Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1947) é um escritor, letrista e filósofo esotérico brasileiro. Nascido numa família de classe média, aos sete anos Paulo Coelho ingressa no tradicional Colégio Santo Inácio da então capital do Brasil,...