Paul Butterfield nasceu em Hyld Park, em 1957, em Chicago, muito próximo à Internacional House, lugar onde habitavam pessoas do mundo todo. Paul teve uma educação privilegiada, e garantiu na infância sua forte tendência à música, estudando junto ao primeiro flautista da Orquestra sinfônica de Chicago. Era familiarizado com o jazz natural da região, com o blues e o R&B. Sempre foi bastante influenciado pela música rítmica de Muddy Waters, John Lee Hooker e Sonny Boy Williansom. Sua mãe era pintora e seu Pai Advogado conhecido na área de Hyld Park, propondo o futuro comprometido pela arte do garoto.
Quando jovem, Paul Butterfield ganhou uma bolsa de estudos na Universidade de Brown, recusando mais tarde por problemas físicos e de saúde. A partir de então, começou a se aprofundar nos estudos de guitarra, canto e gaita. Conheceu o cantor Nick Gravenites e começaram juntos a freqüentar clubes de Blues e bares em Chicago. Paul começava a se destacar como um grande gaitista. Seus pais, nessa mesma época, tentaram colocá-lo na Universidade Illinols, mas ele insistia em tocar blues nos bares em Chicago. Começou então a se afastar dos estudos para mergulhar completamente no mundo da música.
Em 1965, com ajuda de Buzzy Feiten, montou a banda Paul Butterfield Blues band, com a mistura nítida de Jazz e Blues na melhor das condições. Começaram a fazer sucesso nas paradas de Chicago apenas em 1968, e em 1969 foram chamados para o maior festival de música da historia: O Woodstock. Eles se apresentaram no terceiro e último dia do Festival e descararam-se com a música Everything is gonna be Alright. No mesmo dia lançaram para o mundo o jovem guitarrista Gene Dimwilddie.
Paul Butterfield é considerado um dos maiores gaitistas de todos os tempos, ao lado de Sonny boy Williansom, Willian Clarke e Charlie Mussewait.