É de Pacífico Mascarenhas a patente de invenção para
“Processo de acompanhamentos com posições desenhadas para violão, para capas e contra capas de discos ou em folhetos anexos das melodias gravadas no disco”, sob o n.º 147671, em 18/03/63, no Departamento
Nacional de Propriedade Industrial. Processo lançado nos LP’s Sambacana.
Pacífico Mascarenhas é diretor social do Minas Tênis Clube à 18 anos seguidos, sendo eleito para o triênio 2005 à 2007. Recebeu o Escudo de Ouro do clube em 29/11/96 por méritos minastenistas.
Em 1995 Pacífico Mascarenhas compôs o hino da copa do mundo de natação realizado no Rio de Janeiro, a convite de seu atual Presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes Filho.
Além de empresário têxtil de um grupo de quatro fábricas de família pioneira de tecidos no estado de Minas Gerais, Pacífico Mascarenhas é conhecido como pioneiro em coleção de carros antigos, tendo sido o primeiro presidente do Veteran Car Clube do Brasil - MG.
Em 2003 Pacifico Mascarenhas compôs a música “Um Ilustre Brasileiro” na comemoração do centenário de Juscelino Kubitschek de Oliveira e aprovado por unanimidade pela comissão organizadora em Brasília e executada pela Banda da Polícia Militar na Vesperata (tardes de espetáculo, de concerto) de 12/09/03, no encerramento do Centenário de JK em Diamantina.
Pacífico Mascarenhas é um compositor, nascido em Belo Horizonte em 1935.
Um dos principais integrantes da Turma da Savassi nos anos 1950, se dedicava a fazer serenatas para as moças e namoradas, quando no início dos anos 1960, resolveu formar...