×

Biografia de Ozark Mountain Daredevils

Tudo começou em 1971, quando Steve Cash, Randle Chowning, John Dillon, Elizabeth Anderson, Larry Lee e Michael Granda começaram a tocar juntos com Bill Jones e Rick Campanelli em Springfield, Missouri. Na época eles se chamavam Family Tree (Nomes como "Emergency Band," "Burlap Socks" e "Buffalo Chips", também foram cogitados.). As primeiras apresentações da banda aconteceram no New Bijou Theater, local onde Larry Lee trabalhava como bartender.

A primeira demo da banda foi gravada no estúdio Top Talent, contendo canções como "Rhythm of Joy", que, felizmente, chegou ás mãos de John Hammond, através de Steve Canaday, co-proprietário do New Bijou Theater. Hammond mandou o produtor Michael Sunday para Aldrich, Missouri, onde a banda ensaiava. No fim das contas, a banda estava com seu primeiro contrato assinado.

Mudanças ocorreram na banda, começando pelo nome. O nome da banda é derivado do "Cosmic Corn Cob & His Amazing Ozark Mountain Daredevils". As mudanças no lineup também ocorreram. Quando a banda entrou em estúdio para gravar seu álbum de estréia, ela era formada por Steve Cash (harmonica, harpsichord, percussão, vocal), John Dillon (guitarra, mandolin, fiddle, dulcimer, autoharp, teclados, percussão, vocal), Larry Lee (guitarra, teclados, bateria, percussão, vocal), Randle Chowning (guitarra, harmonica, vocal), Michael Granda (baixo, percussão, vocal), Buddy Brayfield (piano, teclados), Elizabeth Anderson (Backing Vocals), Sidney Cash (Backing Vocals), Janet Lee (Backing Vocals) e Donald Bromage (Backing Vocals).

A demo da banda também chamou a atenção de David Anderle, produtor da A & M Records, que estava a procura de uma banda tipo Eagles, mas Country Rock para a gravadora. Anderle e Glyn Johns (primeiro produtor do Eagles), foram para o Missouri conferir um show da banda. Mas a banda ficou nervosa com a presença dos dois, resultando em uma noite não muito boa. Paul Peterson, manager da banda, convidou os dois para assistirem a mais uma apresentação da Ozark Mountain Daredevils. Dessa vez a banda não decepcionou. A banda tinha um contrato com uma grande gravadora, a A & M Records.

O álbum de estréia, "The Ozark Mountain Daredevils", foi lançado em 1973. O álbum gerou o single "If You Wanna Get To Heaven", que alcançou a 25° colocação na Billboard Hot 100. O álbum ficou em 26° na The Billboard 200. O álbum apresenta de rock, country, bluegrass e pop e ainda é o favorito de muitos dos fãs do grupo.

A estréia da banda não poderia ter sido melhor, e seu segundo álbum, "It'll Shine When It Shines", lançado em 1974, da seqüencia ao bom trabalho. O álbum contém o maior hit da banda, "Jackie Blue", que alcançou a 3° colocação na Billboard Hot 100. O álbum ficou em 19° na The Billboard 200.

Em 1975, a banda lança "The Car Over the Lake Album". O álbum não se saiu tão bem quanto os dois anteriores, tendo ocupado a 57° colocação na Billboard 200 e o single "If I Only Knew", a 65° na Billboard Hot 100. Mas mesmo assim o álbum vendeu muito bem, mas não produziu hits. Uma razão pela qual a sorte da banda começou a vacilar, poderia ter sido a sua relutância em mudar-se para o sul da Califórnia depois de terem sido convidados pelo co-diretor da A & M, Jerry Moss. Como resultado, a A & M também poderia ter começado a perder um pouco de seu entusiasmo pela banda.

"Men from Earth" foi lançado em 1976. O álbum não contou com Randle Chowning, um dos membros que fundaram a banda, sendo substituído pelo norueguês Rune Walle. Esse pode ser considerado o último álbum de destaque da banda.

"Don't Look Down" foi lançado em 1977. A essa altura, a banda já não contava mais com outro membro fundador, Buddy Brayfield, tinha um novo produtor David Kershenbaum, e acrescentaran Steve Canaday, que, como proprietário do New Bijou tinha sido fundamental na formação do grupo. "Don't Look Down" foi o último álbum de estúdio da banda pela A & M Records.

"It's Alive", primeiro álbum ao vivo da banda e último pela A & M Records, foi lançado em 1978.

Em 1980, a banda lança seu primeiro álbum pela Columbia, "Ozark Mountain Daredevils". O álbum foi produzido pelo famoso produtor de Country Rock John Boylan. Para esse álbum, a banda foi reduzida a Steve Cash, John Dillon, Michael Granda e Larry Lee. Como tudo que fazia sucesso nas décadas de 60 e 70, o Country Rock também entrou em declínio no início dos anos 80, levando a queda nas vendas. Esse foi o único álbum da banda pela Columbia.

Em dezembro de 1980, Brayfield, Chowning, Jones e Walle se reuniram com a banda para dois shows, um em Springfield e uma em Kansas City. O primeiro foi no Hammons Student Center em 9 de dezembro e o segundo, em 31 de dezembro, ocorreu no Uptown Theater. O último show foi lançado em 2006 como um CD/DVD, chamado "Reunion Concert: Rhythm & Joy".

Larry Lee deixou a banda e se mudou para Nashville, Tennessee, para seguir carreira solo em 1982. Ele também trabalhou como produtor e compositor e ainda tocou bateria em algumas ocasiões com outras bandas. Ainda em 1982, Dillon e Cash deixam a banda. Granda, Randle Chowning, Bobby Lloyd Hicks, Joe Terry e Gary Smith, continuaram com a banda, mas não por muito tempo. Hicks conseguiu um emprego e Joe Terry entrou em uma nova banda.

Em 1984, a banda era formada por John Dillon, Steve Cash, 'Supe' Granda, Steve Canaday e Jason LeMasters (guitarra), que foi substituído por Chowning.

Em 1985, a banda foi para Nashville para gravar um novo álbum. Nenhuma gravadora se interessou pelo trabalho da banda. Uma pequena gravadora francesa, Dixie Frog Records, se interessou pelo trabalho e o lançou na França como "Heart of the Country", em 1987. Em 1989, a Conifer lançou "Modern History" na Inglaterra. Esse álbum continha quase as mesmas canções que o álbum lançado na França em 1987.

Ao longo dos anos a banda teve diversas formações, um lançamento ao vivo apenas em fita cassete, "Now Hear This!", e um de estúdio. "13" foi lançado em 1997 e foi o último registro de estúdio da banda. No mesmo ano é lançado "Archive Alive", segundo álbum ao vivo da banda.

Em 23 de julho de 2004, Bill Brown morreu após inalar fumaça em um incêndio em sua casa em Springfield. Em 16 de outubro deste mesmo ano, o grupo e várias outras bandas de Springfield apareceram na Shrine Mosque em um show memorável para Brown em benefício a sua família.

Desde então, a banda entrou em semi-aposentadoria, mas geralmente surge a cada ano para tocar em shows, às vezes unidos pelos ex-membros Larry Lee e Randle Chowning. A formação atual contém Dillon, Cash, Granda, Ron Gremp e Dave Painter.

O último lançamento oficial da banda foi o duplo ao vivo "Alive & Wild", lançado em 2011.