Óscar Chávez nasceu na Cidade do México,no dia 20 de março de 1935 é cantor, ator e compositor mexicano, caracterizado por interpretar e compor diversos generos de música popular mexicana e latinoamericana. Óscar Chávez é conhecido no México por suas canções de protesto dirigidas principalmente ao governo. Tem apoiado o movimento do Exército Zapatista de Libertação Nacional.
Óscar Chávez atuou no filme Los Caifanes (1966) e participou da gravação de rádio-teatro da Rádio Universidade (UNAM). Ele tem participado no documentário da história do México como um narrador.
Seu álbum é constituído por cerca de 100 títulos, incluindo a série "Viva Voz do México", que recita poemas de Sor Juana Inés de la Cruz, Owen e Gilberto Amado Nervo, vários volumes dedicados à música tradicional Mexicana, da América Latina canção do seu amor, política e paródias vários títulos associados com os movimentos sociais como "México 68", "Canções da Guerra Civil Espanhola e Resistência", ou o disco dedicado à guerrilha zapatista, "Chiapas".
Oscar Chavez foi acompanhado por vários músicos em sua carreira musical, incluindo o guitarrista Chamin Correa, também em seus considerandos cada ano, o Auditório Nacional é acompanhado por grandes músicos, como o Internacional Sonoran Santanera de 2008, mas sem dúvida Morales fica com o Trio (Heitor, Carlos e Julio), que foram ao lado de Oscar há muitos anos em todos os seus shows.
Como cantor se apresentou no Festival do IOT, e fez shows e recitais no Polyforum Cultural Siqueiros, o Palácio de Belas Artes da Cidade do México a ser o primeiro cantor de música popular, em um ponto lá, o Auditorio Nacional,shows livres em praças públicas como o Zocalo da Cidade do México e várias cidades em países como a Espanha, Cuba, Holanda, Argentina, Chile, Equador, entre outros.