Os Paralamas receberam dia 07 de novembro de 2007, na cerimônia do Grammy Latino, um prêmio de LENDA DA MÚSICA LATINA, concedida a artistas que desenvolvem sua música de qualidade no mercado latino.
Shopstake (música do CD Cinema Mudo) era o nome de um bar no Rio de Janeiro
Veja o que Herbert Viana fala sobre a letra de "lanterna dos afogados":"Certa vez, saí com uma namorada para jantar. Sentei na moto, ela começou a conversar mas pedi que não falasse mais nada porque estava vindo a melodia e a letra na cabeça. Quando chegamos ao restaurante, em Ipanema, o garçom logo veio para anotar o pedido. "Papel e caneta, rápido, por favor foi o que pedi, naqueles dez minutos de moto entre a minha casa e o restaurante, a letra apareceu inteira",
Alguns dos nomes que a banda podia ter tido: "Os Cadeirinhas" e "As Plantinhas da Mãe". O objetivo era ser o nome mais ridículo possível. O nome "Paralamas do Sucesso" foi dado por Bi Ribeiro.
O disco 9 Luas foi escolhido pela CD NOW como um dos 10 mais importantes de toda a história do rock latino-americano.
Bi Ribeiro inaugurou no dia 12 de agosto de 2005 um bar. Localizado em Brasília, na 409 Asa Sul. O nome é Alemão, ORILLY PUB.
Herbert apostou com a EMI, gravadora do álbum Selvagem?, que o disco não venderia 500 mil cópias. Entretanto, foram vendidas mais de 600 mil cópias. O cantor pagou a aposta: correu dentro da gravadora totalmente nu.
No Carnaval de 1990, os Paralamas deram uma canja no Trio Elétrico Crocodilo
O pequeno cartaz divulgando o primeiro show oficial da banda anunciava: "Western Club vergonhosamente apresenta Os Paralamas do Sucesso. Rock".
João Barone dos Paralamas do Sucesso é considerado pela crítica como o melhor baterista do Brasil.
Herbert Vianna chorou a caminho da Maré e extravasou a emoção no palco. Os Paralamas do Sucesso fizeram a festa da comunidade da Baixa do Sapateiro, tocando dia 26/05/2005 para 400 pessoas na inauguração da Lona Cultural Herbert Vianna, no complexo de favelas citado na famosa canção Alagados, de Herbert.
Em 28 de julho de 2005, o jornal O Globo fez uma pesquisa para descobrir "Qual música nacional melhor define a atual crise política do mensalão?".
Luís Inácio (300 Picaretas) foi a 2ª mais lembrada (com quase 20% dos votos), atrás apenas da música "É Ladrão que não acaba mais", de Bezerra da Silva.
Herbert Vianna foi o compositor mais tocado no Brasil em 2004 - Segundo o Ecad, Escritório Central de Arrecadação e Distribuição.
Herbert Vianna foi quem sugeriu o nome do grupo Biquini Cavadão
A Lata Pólvora foi comercializada em edição limitada de apenas 5 mil peças.
No festival de Montreux, em julho de 1987, quando foi gravado do álbum D, a banda tocou uma música de João Bosco, que não entrou no disco porque Herbert errou a letra inteira.
No Acústico MTV, os Paralamas iriam regravar a música "Eu Sei" da Legião Urbana. Mas, como recentemente a música havia sido gravada pelo Pato Fu, no disco Televisão de Cachorro, os Paralamas optaram pela regravação de "Que País e Esse?".
Em outubro de 2003, os fãs da MTV elegeram as bandas mais marcantes da história da emissora. Os Paralamas ficaram em 3º lugar, atrás do Capital Inicial e do Sepultura.
Herbert Vianna foi quem sugeriu o nome do personagem "Paralaminha" de Maurício de Sousa. O personagem é um garoto deficiente físico.
A música "O Amor não Sabe Esperar", do disco Hey Na Na, seria gravada com os vocais de Tim Maia. Mas, infelizmente não deu ... E, a música acabou ganhando os divinos vocais de Marisa Monte.
Os Paralamas do Sucesso são considerados os padrinhos da banda Legião Urbana. Bi Ribeiro, que era ex-aluno de inglês de Renato Russo, foi quem apresentou a banda a sua futura gravadora: a EMI.
Em abril de 1989, Herbert Vianna, então com 27 anos, foi atingido violentamente por um veículo quando dirigia uma moto de 600 cilindradas. Ele sofreu escoriações por todo o corpo e fraturou o braço esquerdo. O acidente só não foi pior porque ele estava protegido por um capacete.
"Todo Carnaval tem seu fim" do Los Hermanos, ficou em 2º lugar na votação do site oficial que definiu a regravação da música Deus lhe Pague no CD Hoje. A informação foi confirmada por Bi Ribeiro em entrevista à Rádio Eldorado FM/RJ em abril de 2006.
Em março de 2003 - Numa pesquisa realizada pela Revista Zero,os Paralamas foram eleitos os 25 melhores discos de Rock Brasil. Selvagem? ficou em 6º e O Passo do Lui em 11º, além de terem sido citados os discos: Cinema Mudo, Os Grãos e Severino.
A Legião Urbana prestou uma homenagem à mulher de Herbert Vianna, Lucy Needham Vianna. A inscrição "In memorian Lucy Needham Vianna" encerra o encarte do álbum ao vivo "Como é que se diz eu te amo" – ao lado das tradicionais Urbana Legio Omnia Vincit e Ouça no volume máximo. Os Paralamas também são lembrados em uma das músicas. Antes de cantar "Geração Coca-Cola", Renato Russo diz que a Legião foi apadrinhada por Herbert, Bi Ribeiro e João Barone. "Eles entregaram uma fita com essa música e o pessoal gostou. Agora a gente vai tocar essa música como eles ouviram na época", recorda Russo que ainda elogia os amigos: "Vocês são nossos padrinhos. Nunca se esqueçam disso !!"
No acidente,mesmo todo machucado, dispensou o caminhoneiro, pegou sua moto e percorreu mais 60 quilômetros até Caraguatatuba (litoral norte paulista), internando-se num hospital da cidade. "Foi uma coisa horrível, eu sentia dores terríveis, tinha a impressão de que nunca chegaria ao pronto-socorro", disse traumatizado. A única preocupação que tinha no momento era com a turnê da banda, que estava no auge da carreira. "Lamentavelmente, ficarei seis semanas de molho", reclamou. Dois meses depois, Herbert fez shows pela Europa.
Num show da turnê do disco Big Bang, Herbert apresentou ao público uma guitarra Gibson Doublé-neck 6/12, na cor cherry wine. A fábrica pediu dois meses para produzir a guitarra encomendada, que tem dois braços: um com seis cordas e outros com doze. A primeira vez que esse tipo de equipamento subiu a um palco num show de rock foi nas mãos de Jimmi Page, do Led Zepelin, para a execução da música Stairway to heaven, considerada um clássico.
Os Paralamas do Sucesso não são considerados músicos pela Associação Nacional de Música,por não saberem ler as partituras das músicas.
Em algumas apresentações, os Paralamas chegaram a voltar seis vezes ao palco
Em 1984, eles fizeram uma turnê com Jimmy Cliff. Abriram shows em várias capitais e como tinham poucas músicas no repertório, cantavam Inútil, do Ultraje a Rigor, Química e Ainda é cedo, do Legião, e também coisas do Lobão e do Lulu Santos.
O vocalista dos Paralamas do Sucesso (Hebert Viana), foi quem batizou a banda Biquini Cavadão formada por: Bruno Gouveia, Carlos Coelho, Miguel Flores e Álvaro "Birita"
Em 2009, pelo Vmb, faturaram o prêmio de Melhor Show do Ano!
Em 2003 no prêmio multishow ,Os Paralamas concorriam como: Melhor Show, Melhor Grupo, Melhor DVD e Melhor Instrumentista (João Barone). Arrebatamos os prêmios de Melhor Grupo e Melhor Instrumentista com João Barone !!!
Foi aberto um processo na justiça contra os Paralamas devido a música Luis Inácio (300 Picaretas) do CD Vamo Batê Lata. O processo foi aberto pelo então deputado federal Bonifácio Andrada (PPB-MG).
Há mais de 25 anos na estrada, o trio formado por João Barone, Herbert Vianna e Bi Ribeiro mostra o repertório do seu último trabalho, Hoje, o primeiro álbum de inéditas depois do acidente com Vianna, lançado em 2005. O...