×

Curiosidades sobre Os Mutantes

Enviar curiosidade >
  • Sérgio Dias tinha uma guitarra banhada a ouro, construída pelo seu irmão Cláudio César. O instrumento era tão especial que Cláudio copiou uma maldição chamada a "Conjuração do Sábado" e pregou atrás da mesma. A maldição dizia que quem pegasse a guitarra, vendesse, copiasse ou até mesmo fizesse comentários difamatórios a dita cuja, seria amaldiçoado pelo resto da vida. (Pasmem!)
  • Quando os mutantes excursionaram fora do Brasil eles conheceram um músico norte-americano, meio hippie chamado Ritchie. Trouxeram o rapaz para o Brasil e na década de 80 esse mesmo músico estouraria com o sucesso: "Menina Veneno".
  • Os Mutantes são conhecidos também fora do Brasil. É muito mais fácil encontrar discos e CDs da banda no exterior do que no seu próprio país.
  • No disco "Mutantes e seus cometas no país do burets", a palavra "burets" significava maconha. Era a gíria que eles usavam para passar pela censura.
  • Apesar das inúmeras tentativas, Sérgio Dias não conseguiu dar continuidade ao Mutantes sem o irmão Arnaldo, que recusou solenemente todos os pedidos para que voltassem a tocar juntos.
  • Os Mutantes tinham dois integrantes extras. O primeiro era o irmão mais velho dos Baptistas, Cláudio César. Ele era luthier e construía nos fundos de casa todos os instrumentos da banda. Cláudio chegou até a exportar guitarras e baixos para fora do Brasil, pois muitos estrangeiros ficavam boquiabertos com a intensidade do som dos Mutantes. O outro era Dinho, baterista que acompanhava o trio em suas apresentações e gravações de discos.
  • Após a saída de Rita, um grande baixista e futuro produtor musical se juntou a banda. Era Liminha que viria a ser o mago das produções pop atuais. Ele era fã dos mutantes desde moleque e vivia sonhando em participar do grupo.
  • Rita Lee Jones é filha de descendentes norte-americanos que vieram para o Brasil derrotados pelas tropas do Norte, na guerra de Secessão. O nome "Lee" veio em homenagem ao general Lee, líder das tropas sulistas na guerra.
  • Arnaldo Baptista no ano de 1982 atirou-se da sacada de um hospital em que estava internado para descanso. Não foi suicídio, o rapaz tinha acordado sedado e desesperado. Resolveu então, sair do local. Como estava ainda sob efeitos de medicamentos, acabou se jogando do terceiro andar. Depois de passar dois meses em coma e outros dois meses se recuperando, o mutante conseguiu superar o pior. Atualmente ele continua seus esforços em seu sítio em Minas Gerais ao lado de sua esposa Lucinha
  • música "Algo Mais" foi composta para uma propaganda da Shell, porém o sucesso foi tão grande que entrou no disco "Mutantes" de 69.
  • A primeira letra composta pelo grupo foi "Ando meio desligado". O sucesso do grupo não falava apenas de amor mais também da sensação que a maconha dava!
  • Ainda na música "Ando meio desligado" a conga que se escuta no início da música é tocada pelo grande percussionista pernambucano Naná Vasconcelos.
  • No ano de 1992 em São Paulo, os três mutantes resolveram se unir para relembrar os bons tempos de banda. Porém, o reencontro foi frustado, Arnaldo não apareceu. Apenas Rita Lee e Sérgio Dias tocaram juntos.
  • O nome "Mutantes" foi sugerido na brincadeira pelo produtor de Ronnie Von. Os três adoraram a idéia e acabaram adotando. O nome é baseado na história de ficção cientifica "O Império dos Mutantes" de Stefan Wul, muito famosa entre os adolescentes da época.
  • Os Mutantes participaram do programa "Divino Maravilhoso", na TV Tupi em 1968. O comando do programa era do tropicalista Caetano Veloso. O programa era anárquico e era uma resposta aos programas da Jovem Guarda e da Bossa Nova. A Tupi chegou a receber muitas cartas de pais de famílias indignadas com o que viam. Caetano chegou ao ápice de plantar bananeira no palco.
  • A maldição chamada a "Conjuração do Sábado"que tinha atrás da guitarra de Sérgio Dias: "Que todo aquele que desrespeitar a integridade deste instrumento, procurar ou conseguir possuí-lo ilicitamente, ou que dele fizer comentários difamatórios, construir ou tentar construir uma cópia sua, não sendo seu legítimo criador, enfim, que não se mantiver na condição de mero observador submisso em relação ao mesmo, seja perseguido pelas forças do Mal até que a elas pertença total e eternamente. E que o instrumento retorne intacto a seu legítimo possuidor, indicado por aquele que o construiu".
  • Entram em estúdio em 1973 para as gravações de O A e o Z. O material não agradou a gravadora que não lançou o disco e demitiu a banda. Sem contrato e enfrentando diversos problemas com as drogas, Arnaldo decide que é a sua vez de abandonar o barco e parte em carreira solo. Dinho e Liminha seguem o mesmo rumo.
  • Segundo Sérgio Dias: "A gente lia muito ficção científica. Tinha um livro chamado O Império dos Mutantes, do Stefan Wul, e foi daí que veio o nome."
  • Após se apresentarem em alguns programas de televisão, acompanharam Gilberto Gil no Terceiro Festival da Record com a música: "Domingo no Parque". Ganharam destaque e um contrato com a Polydor, que lançou a maioria dos álbuns do grupo, incluindo o de estréia Os Mutantes, que já trazia dois dos maiores hits: "Panis Et Circenses" e "Batmacumba".

Mais tocadas

Ouvir Os Mutantes Ouvir

Biografia

Ver completa >
Os Mutantes é uma banda brasileira de rock psicodélico formada no ano de 1966, em São Paulo, por Arnaldo Baptista (baixo, teclado, vocais), Rita Lee (vocais) e Sérgio Dias (guitarra, baixo, vocais). Também participaram do grupo Liminha (baixista) e Dinho...

Discografia

Ver mais >

Últimas notícias

Ver mais >