Os Mirins é um Grupo gaúcho, criado no ano de 1958 por Albino Manique e Francisco Castilhos. Chico Castilhos (14 anos) e Albino Manique (12 anos) se apresentavam num concurso musical de uma igreja em São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul.
Como a dupla não tinha nome ainda, o animador Jair Teixeira disse que iria apresentá-los como Dupla Mirim. O batizado deu certo. Francisco tocando violão e Albino no pandeiro. Mais tarde se originou o nome Os Mirins.
Tempos depois Albino começa a tocar acordeão, e a partir daí não parou mais. Sendo que até hoje esse instrumento o acompanha.
Mais tarde entra Oscar Soares, mais conhecido como Oscarzinho, e fecha o trio Mirim.
No dia 28 de Novembro de 1957, nasce a Dupla Mirim. Formado por Albino Manique e Francisco Castilhos. Gravam 2 lps "Barbaridade" e "Outra Barbaridade".
Em 1962 Chico se afasta da dupla e entra para o Grupo Os Araganos.
Em 63 entra para fazer parte da dupla o grande Antoninho Duarte. Gravam os lps: Festa na Querência, Rodeio de Emoções, Máguas de Trovador e Dupla Mirim.
Na década de 1970 já era um grupo renomado (ou mais precismanente, dava para ser chamado de grupo popular) que tocava em diversas regiões do sul do país.
Em 71 Chico retorna dando o nome de Os Mirins e gravam os lps Os Mirins e Suas Canções Vol: 1, 2 e 3
Em 77 sai Antoninho e entra Oscar Soares.Nos anos 1980 a música baile de candieiro, uma das mais conhecidas do grupo, torna-se música tema de abertura do programa Galpão Crioulo.
Nessa década também, são contratados pela gravadora acit. Uma gravadora que estava começando na época e que hoje é uma das mais conhecidas no sul do país.
No início da década de 1990, Oscarzinho sai dos Mirins para integrar o Grupo Som Campeiro juntamente com Beto Caetano. Esse era um grupo que estava sendo formado na época, mas que em pouco tempo de existência alcançou grande reconhecimento.