A Torcida Organizada Os Fanáticos (TOF) foi fundada em 24 de outubro de 1977, e é a principal e mais tradicional torcida organizada do Clube Atlético Paranaense. Tem como símbolo a Caveira. Hoje é considerada uma das maiores torcidas do sul do Brasil.
A torcida Os Fanáticos possui uma sede própria no endereço Rua Doutor Pedro Augusto Menna Barreto Monclaro, n.º 571. Fica a poucas quadras da Baixada. Em função de ser uma torcida muito antiga, a sede da torcida recebe um público muito diversificado atualmente, principalmente em dias de jogos onde muitas famílias comparecem para assistir o Atlético Paranaense atuando em outras cidades. São transmitidos em telões instalados por toda a sede, e passam ao vivo os jogos transmitidos via tv a cabo.
A bateria é uma banda formada exclusivamente por instrumentos de percussão de sons graves, médios e agudos, que são distribuídos de acordo com o mestre da bateria.A bateria da TOF possui ensaios semanais que acontecem sempre aos sábados às 14h, e são abertos à todas as pessoas.
O primeiro semestre do ano de 1977 foi marcado pela extinção do ETA (Esquadrão da Torcida Atleticana). Para não ficar sem torcida organizada, alguns jovens começaram a criar idéias para preencher esta lacuna. Esse grupo imaginou algo novo, uma faixa preta escrito Os Fanáticos em branco, além de 3 bandeiras. O primeiro jogo não é considerado a data de fundação oficial da torcida, pois apenas dois jovens dos integrantes da torcida foram ao jogo. Numa conversa rápida com outros garotos que faziam parte de um grupo conhecido por Torcida Jovem, decidiram que no jogo seguinte iriam se unir. Aproveitaram a parte escrita "torcida" de uma das faixas da Torcida Jovem, costuraram a outra parte da faixa: "Os Fanáticos"; deixando de lado o "Jovem", assim formando uma faixa, a metade vermelha escrita em preto, e outra em branco, sendo esta a primeira faixa oficial da Os Fanáticos. No dia 24 de outubro de 1977, num jogo contra o Brasília, foi oficialmente fundada a torcida