Os Dedés é um programa de humor do rádio brasileiro, exibido atualmente na rádio Educadora FM 91,7 de Campinas, na rádio FM 89,1 de São Paulo, na rádio 98 FM de Belo Horizonte, e na rádio Stereo Vale FM 103,9 FM de São José dos Campos, aonde é mais conhecido como Os Manos. É apresentado por: Paulinho Ramos, Alê e Renato Dib. O grupo lançou o primeiro CD.
O programa é exibido na emissora de rádio Educadora FM de campinas, 89 FM de São Paulo, e 98 FM de Belo Horizonte diariamente durante a programação.O cenário é descrito como uma típica vizinhança de uma favela (acredita-se que seja paulista), onde os personagens convivem juntos.
Personagens
Piolho: é o personagem principal do programa. Tem como amigos as personagens Cabeção e Preto Jóia. Por ser bastante azarado, Vive se metendo em problemas e vive apanhando do pai e da professora.
Nego: é o pai do Piolho. Vive batendo no filho com a famosa "borracha da maquina de lavar". É caracterizado pela sua voz grossa, costume de dizer frequentemente a palavra "mano". Nota: O nome "Nego" existe porque o nome verdadeiro nunca foi identificado. A mesma coisa acontece com a personagem. Vive no Boteco enchendo de pinga "Nega".
Nega: é a mãe do Piolho. Está sempre sendo ofendida e desprezada pelo marido e gosta muito de fazer os caprichos do filho.
Obama: é o irmão mais novo de Piolho.
a Professora: é outra personagem que depois do pai, vive atazanando e batendo no Piolho. Ganhou lugar na memória do publico por ter a voz fina e chamar o alunos de "desgraçadinhos".
Cabeção e Preto Jóia: são os amigos de Piolho que sempre estão juntos nas aventuras, encrencas e confusões, segundo o enredo são mas velhos e aproveitam essa diferença para tirar proveito do Piolho, a personagem Cabeção ficou famoso pelo jargão "Sem palavras". Aparentemente "Os Manos" refere-se ao trio formado por esse dois mais a personagem Piolho.
Cida: é a patroa da Nega
Os Manos
Os Manos é um quadro de humor da 89FM que apresenta o dia-a-dia de Piolho e sua turma da favela. Ele aparece em muitas situações como por exemplo apanhando de seu pai. O quadro faz tanto sucesso que gerou até a criação de um programa, o "Programano', aos fins de semana as 14:00 e a de um CD, com músicas e histórias dos Manos.