Os ” Irmãos Bertussi “ marcaram época na musica brasileira partir de 1955, porem a saga desta família italiana atravessa todo o século XX na musica do Rio Grande do Sul iniciando-se com a chegada de João Bertussi Filho ( pai de Fioravante Bertussi ) na leva de imigrantes do fim do século XIX. Estabelecidos na região serrana, “ Os Bertussi” difundiram instrumentos musicais ( especificamente a gaita ) através do seu entreposto comercial. Criaram uma escola musical baseada na técnica apurada e na leitura musical. Isso os diferenciou na musica regional. Fioravante era um clarinetista estudioso e tornou-se regente de uma das primeiras bandas serranas. Os filhos estudaram teoria musical e colheram o que de melhor havia em folclore e gêneros regionais diretamente da s fontes. Alias não so viviam essa realidade cotidiana como logo eles próprios tornariam –se fontes.
Talvez a cultura gaúcha nem possa dimensionar ainda a influencia e a real importância dos “ Bertussi “ mas eles representam a ascendência italiana na sociedade gaucha no século XX e todos os seus significados. Veremos que um dos temas mais recorrentes é sobre a índole musical gaucha que diz predominantemente de temas tristes, sombrios e carregados. Em contraponto a este embate, “ Os Bertussi “ infundem uma escola musical de baile, com musica apropriada para a dança e a alegria características do povo italiano. Somando a isto, ainda há que se frisar o aspecto importante do espírito inovador destes músicos.
A primeira grande revolução que causaram foi a de utilizar dois acordeons ao invés da costumeira dupla de violão/acordeon. Isto so foi possível, porque Adelar e Honeyde eram exímios instrumentistas e escreviam as partituras e arranjando os temas de modo que os instrumentos se completassem.
Era como um so acordeon tocado a quatro mãos. Anos depois, já no inicio dos anos 50, incorporaram a bateria ao baile gaucho. Bateria era, um instrumento utilizado pelos jazzistas e havia entrado no RS a partir de 1924 como gênero praticado pelos negros americanos. “ Os Bertussi “ sabiam o que queriam. Na época não existiam equipamentos de som ( microfones, amplificadores e caixas de som são coisas dos anos 60 ). Precisavam de volume, de potência sonora para os bailes cada vez maiores.
Assim é que “ Os Bertussi “ estiveram na linha de frente da musica ao gravar alguns temas eruditos em acordeon para o mercado nacional e ao revolucionar a execução musical dentro do nosso estado.
Esta saga vitoriosa cruza todo o século XX. O conjunto “ Os Bertussi “ liderado agora por Gilney, filho de Adelar, continua a gravar discos e animar bailes com o estilo inconfundível. Não é a toa que eles se referem constantemente a “ Música Bertussi “ Com toda a razão eles criaram escola.
Escola esta que é referencia pra todos os conjuntos gaúchos que animam baile e gravam as belas musicas dos Bertussi, pois em qualquer baile tradicionalista a musica esta presente no mais autêntico ritmo.
Henrique Mann
1920- Fioravante Bertussi Cria banda e compôs sua primeira música a valsa Juvelina...
1949- Surge a dupla Irmãos Bertussi Honeyde e Adelar;
1965- A música Bertussi conta coma a participação de Daltro Bertussi
1980- Adelar e Gilney, os Bertussi Pai e Filho.
1998- Gilney Bertussi, Os Bertussi.
Nova Geração
E seguindo a trajetória da Musical da Família Bertussi, Gilney prossegue a jornada com o grupo “ OS BERTUSSI- Nova Geração”, que mantém viva a tradição ,animando muitos bailes pela região sul do país e além fronteiras.
O estilo fandangueiro das duas gaitas permanecem até hoje, que é a marca inconfundível da música Bertussi.
REPORTAGEM SOBRE OS BERTUSSI FEITA POR PAULO RUCHEL
Os “irmãos Bertussi”marcaram a época ba música Brasileira a partir de 1955,porém a saga desta família Italianaatravessa todo o c século XX na música do rio grande do sul,iniciando-se com a chegada de João Bertussi filho(pai de Fioravante Bertussi)na leva de imigrantes XIX.Estabelecidos na região serrana,”os bertussi”difundiram instrumentos musicais(especialmente a gaita0atravéz de seu entreposto comercial.Criaram uma escola musical beseadana técnica apurada e na leitura musical.Isto os diferenciou na música regional.Fioravante era um clarinetista estudiosoe tornou-se regente de uma das primeiras bandas serranas.os filhos estudaram teoria musical o colheram o que de melhor havia em folclore e gêneros regionais diretamente da s fontes.Alias,não só viviam essa realidade cotidiana,como logo eles próprios tornaran-se fontes.
Talvez a cultura gaúcha nem possa dimencionar ainda a influência e real importância dos ‘Bertussi”,mas,eles representam diretamente a ascendência Italiana na sociedade gaúcha do céculo XX e todos os seus significados.Muito encontraremos,nosm próximos fascículos,debates sobre a música do rio grande do sul e suas relações com as outras regiões do Brasil.Veremos que um dos temas recorrentes é sobre a índole musical gaúcha,que se diz prtedominantemente de temas tristes,sombrios e carregados.Em contraponto a este debate, "Os Bertussi” infundem uma escola musical de baile,com música apropriada poara a dança e a alegria característica do povo Italiano. Somando a isso,ainda há que se frosar o aspecto importante do espírito inovador destes músicos. A primeira grande revolução que causaram foi a de utilizar dois acordeons ao invés da costumeira dupla violão/acordeon. Isto só foi possível, porque Adelar e Honeide eram exímeos instrumentistas e escreviam as partituras rearranjando os temas de modo que os instrumentos se completassem.
Era comoum só acordeon tocando a quatro mãos.Anos depois,já no início dos 50,incorporaram a bateria ao baile gaúcho.Bateria era,então,um instrumento utilizado pelos jazzistase havia entrado no RS a partir de 1924, como gênero praticadonegros Africanos. ”OsBertussi” sabiam o que queriam. Na época não existiam equipamentos de som (microfones,amplificadores e caixas de som são coisas dos anos 60). Precisavam de volume,de potência sonora para os bailes cada vez maiores.
Assim é que "Os Bertussi” estiveram na linha de frente da música ao gravar temas eruditas em acordeon para o mercado macional e ao revoluconar a execução musical dentro de estado. Esta saga votoriosa cruza todo o céculo XX e adentra o século XXI. O conjunto “OS BERTUSSI”,liderado agora por Gilney Bertussi, filho de Adelar,continua a gravar discos e a animar bailes com o estilo inconfundível. Não é atoa que eles se referem constantemente à “Música Bertussi”. Com toda a razão, eles criaram escola.
E mais, hoje OS BERTUSSI é um grupo musical que atua em todos os estados do Sul, Paraguai, MT, MS, TC, BA, MG, etc. Mantem sempre um repertório atualizado assim como a estrutura de equipemento de audio,iluminação, meio de locomoção, mantendo assim, sua legião de fâs e conquistando inclusive público de todas a idades.
- RELISE DE OS BERTUSSI
A trajetória da música BERTUSSI iniciou-se em 1918 com FIORAVANTE BERTUSSI (pai de Honeide e Adelar).
Em 1940, Fioravante formou um grupo para animar festas e bailes na região de Caxias do sul-RS, com seus filhos Honeide, Valmor, Vilson e Adelar.
Posteriormente em meados de 1950 iniciou-se a dupla IRMÃOS BERTUSSI, seguiu-se esta até 1964, neste ano juntou-se a dupla DALTRO BERTUSSI (filho de Honeide). Formou-se aí, OS BERTUSSI. Mais adiante Adelar desligou-se do grupo e formou com Itajaiba Mattana a dupla OS COBRAS DO TECLADO. Mais tarde desfez-se esta dupla e Adelar formou o GRUPO ADELAR BERTUSSI E OS REIS DO FANDANGO, que depois de alguns anos Adelar desligou-se e formou com seu filho GILNEY, o grupo ADELAR BERTUSSI E GRUPO CORAÇÃO GAÚCHO.
Mais adiante ,com Honeide já aposentado e não fazendo mais uso do nome OS BERTUSSI, Adelar passou usar o nome OS BERTUSSI PAI E FILHO (com seu filho Gilney) até 1998 quando aposentou-se dos bailes (continua fazendo shows individuais) e GILNEY deu continuidade a música BERTUSSI, cantando e tocando os principais sucessos desde os primeiros até o último, gravando discos e fazendo mais ainda a alegria de seus incontáveis admiradores. Hoje usamos o nome GILNEY BERTUSSI-OS BERTUSSI-NOVA GERAÇÃO.
OS BERTUSSI tem até 2009,gravados 48 discos incluindo recentemente particitação no DVD da gravadora ACIT FESTCHÊ III. E agora está em fase final um DVD sob título ADELAR BERTUSSI (O TROPEIRO DA MÚSICA GAUCHA).