×

Biografia de Orlando Moraes

Orlando de Morais Filho (Goiânia, Goiás, 22 de Janeiro de 1962)

Músico, cantor e compositor Orlando Morais, aos 4 anos de idade apresentou-se em um recital em Brasília, iniciando a paixão pela música.

Com 17 anos partiu para o Rio de Janeiro, matriculando-se no curso de direito e posteriormente inscreveu-se no curso de Artes Cênicas, seguindo carreira artística. Nesse mesmo período, participou de um concurso no Conservatório de Música, classificando-se em primeiro lugar, tendo sido premiado com um violão.

É casado com a atriz Glória Pires, desde 1987, com quem tem três filhos: Antônia (1992), Ana (2000) e Bento (2004).

Lançou seu primeiro álbum homônimo em 1990. Algumas canções foram compostas em parcerias com Cazuza e Caetano Veloso. Desse disco, a canção “Portuga”, feita com Cazuza, rendeu-lhe o prêmio Sharp na categoria pop-rock.

Em 1991 lançou seu segundo álbum A Rota do Indivíduo. Com a canção tema, feita em parceria com Djavan, garantiu a indicação para o segundo prêmio Sharp.

Orlando Morais compôs os temas musicais da minissérie “Memorial de Maria Moura” da Rede Globo, em 1994.

O seu quinto álbum Agora (1997) contou com versões atualizadas de sucessos de discos anteriores, além de canções inéditas, com a participação de nomes da MPB como Elza Soares em “Futebol”, Maria Bethânia em “A Montanha e a chuva”, e Caetano Veloso em “Divinamente nua, a lua”.

Lançou em 1999 o álbum Sete Vidas que além de canções inéditas, continha versões de sucessos de Lulu Santos, Cidade Negra, Lenine, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gonzaguinha e Cazuza, entre outros.

Lançou o CD Tudo Certo em 2003, onde todas as faixas do álbum foram produzidas por Orlando Morais e gravadas em seu estúdio OM.