×

Biografia de Oratory

Oratory (Portugal) - Power Metal Sinfônico. Criada em 1994 na cidade de Barcelos, Portugal, a banda ORATORY editou duas demo-tapes ("Enchantation" e "Sarcastic Soul") e participou na compilação "High Radiation II". Mudanças de formação, mantendo-se sempre os fundadores Miguel Gomes (guitarra) e Marco Alves (voz), levariam a que o grupo passeasse por estilos musicais diferentes.

Em 1998, com uma formação estável e um nítido amadurecimento musical, o Oratory entrou num novo capítulo da sua carreira. Aos elementos fundadores acrescentar-se-iam Ana Lara (voz), Rui Santos (baixo), João Rodrigues (bateria) e António Silva (teclados). É com esta formação que se apresentam, em Abril de 1999, no festival Steel Warriors (com Tarantula, Ancient Rites e outros). Na platéia estava o A&R da editora Recital que pouco depois propôs ao grupo um contrato discográfico. O primeiro fruto desta união surgiu em Outubro de 1999 com a gravação do EP "Last Prophecy", editado no início de 2000.

Alguns meses antes o Oratory tocaria com os finlandeses Stratovarius no Estádio de Vila das Aves. Entre Março e Maio de 2000 gravam nos Rec’n’Roll Studios, sob a batuta de Luís Barros, o álbum de estreia. Entretanto a editora inicia negociações com a prestigiada editora LMP – Limb Music (Rhapsody, Lana Lane, Luca Turilli, etc) que licencia o disco para o resto do mundo. Em Setembro de 2000, "Illusion Dimensions" é editado. Uma mini-digressão nacional com os Tarantula culmina num concerto com os germânicos METALIUM: os leitores das revistas LOUD! e Riff aclamam o Oratory como a banda revelação do ano.

Em Fevereiro de 2001, o vocalista Marco Alves decide abandonar o grupo por motivos pessoais. Ana Lara assumiu por inteiro a parte vocal e a banda inicia uma série de concertos com atuações em Lisboa, Gaia, Vigo (Espanha), Vila Verde, Aveiro e Braga. Com viagem marcada para a gravação do segundo CD, o Oratory compartilharia, em Dezembro de 2001, os palcos do Paradise Garage e Hard Club com os alemães do Edguy.

Em Janeiro de 2002, o quinteto segue para os estúdios Black Solaris (Frankfurt – Alemanha) onde gravariam "Beyond Earth". O produtor foi Uwe Lulis, guitarrista do Rebellion, Iron Savior e ex-Grave Digger.