OLODUM:O Bloco Afro Olodum, fundado em 25 de abril de 1979, é uma associação sem fins lucrativos que além do desfile no carnaval desenvolve ações culturais e educacionais que beneficiam a comunidade remanescente do Maciel/Pelourinho, da cidade do Salvador, assim como pessoas de outros Estados e países que nos visitam.
Na área cultural, o Olodum realiza ensaios semanalmente, promove festivais de músicas, eventos culturais, promove seminários e palestras, publica livros, jornais, e mantém um amplo programa de educação através da Escola Olodum, e tem como foco e prioridade desenvolver a diversidade da cultura negra na Bahia, no Brasil e suas expressões no mundo.
Essas atividades visam valorizar e fortalecer a cultura de matriz africana, aprimorar o processo de formação cultural dos afro-baianos através de ações educativas e culturais que melhorem a qualidade das manifestações da cultura negra e contribuam para o desenvolvimento profissional de novos agentes culturais.
O trabalho que o Bloco afro Olodum vem realizando há 30 anos demonstra resultados significativos. Hoje, centenas de músicos estão profissionalizados, a música popular produzida na Bahia é reconhecida nacional e internacionalmente, centenas de adolescentes estão capacitados em percussão e informática cultural, milhares de pessoas do mundo inteiro freqüentam o Maciel/Pelourinho, não só pela beleza arquitetônica mas também para conhecer o trabalho cultural que as organizações Afro-descendente Olodum desenvolve.