Odair José despontou no cenário musical no início dos anos 1970 e em menos de dez anos havia vendido cerca de 66 milhões de discos. Suas músicas mantinham forte apelo popular, ao mesmo tempo que abordavam temas-tabu para uma sociedade ainda reprimida pelo regime militar.
A canção "Uma Vida Só (pare de tomar a pílula)", batia
de frente com a campanha do governo a favor do uso da pílula anticoncepcional ao dizer "todo dia a gente ama/ mas você não quer deixar/ o fruto desse amor nascer/ (...) pare de tomar a pílula/ porque ela não deixa nosso filho nascer", de modo que a música causou polêmica e foi censurada.
O compositor e cantor Odair José começou a se interessar por música aos dez anos, aprendendo a tocar piano, gaita e violão de ouvido.
Após ouvir a homenagem (O álbum "Vou Tirar Você Desse Lugar - Tributo a Odair José"), Odair elogiou a escolha das músicas. "Fiquei lisonjeado. É muito legal
ver o Pato Fu cantando a primeira música que gravei na vida, por exemplo", disse o cantor, referindo-se à canção "Uma Lágrima", de 1969.
O divorcio de Odair José e da cantora Diana
foi o 4º no Brasil.
Odair José foi casado com a Cantora Diana, com quem teve uma filha, Clarice, mas logo se separaram, após uma relação conturbada.
De volta à mídia desde o final da década de 1990, Odair José continua fazendo jus ao estilo musical que o trouxe as paradas de sucesso.
O cantor e compositor Odair José, considerado um ícone da música brega, ganhou em 2006 uma homenagem de diversas bandas modernas com um CD de regravações lançado recentemente. O álbum "Vou Tirar Você Desse Lugar - Tributo a Odair José" reuniu 18 artistas consagrados e independentes do pop-rock nacional, como os paulistas do Sufrågio e Los Pirata, os mineiros do Pato Fu, os cariocas dos Picassos Falsos, os pernambucanos do Mundo Livre e o maranhense Zeca Baleiro. O tributo foi idealizado pelo Sandro Rogério Lima Belo, dono do selo goiano Allegro Discos, com o intuito de produzir um disco de "fã para fã", nos moldes das edições de luxo bastante comuns nos Estados Unidos, Europa e Japão.
Em 1973, Odair José fez dupla com Caetano Veloso no show Phono 73, cantando seu grande sucesso "Pare de tomar a pílula".
Nascido no interior de Goiás, desde cedo se interessou por música e na adolescência formou uma dupla caipira com um amigo. Mudou-se para o Rio de Janeiro com 18 anos, onde trabalhou como cantor de boates suburbanas e circos, guitarrista...