O Surto é uma banda de pop rock brasileira. Ficou nacionalmente conhecida pelo sucesso da canção "A Cera" (conhecida também como "Pirou o Cabeção").
Banda formada em 1994 em Fortaleza. Participando ativamente do circuito underground de rock brasileiro “O Surto” lança seu primeiro CD independente, de mesmo nome em 1997. Este disco leva a banda a participar do Festival Skol Rock, onde foi destaque e convidado pela gravadora Virgin a fazer parte de seu casting.
Em 2000 a banda lança o CD “Todo Mundo Doido” com músicas que fizeram sucesso em todo o Brasil e no Mundo, como: Hempadura, Zarôia, Tudo é Possível e A Cera, essa sendo a música mais executada nas rádios brasileiras nesse mesmo período. Com o sucesso deste disco, “O Surto” foi convidado a participar do Rock in Rio 3 no palco "Mundo" cantando junto com várias estrelas da música mundial. O sucesso do disco foi tão grande que "O Surto" participou de vários e mais importantes programas de televisão como Jô Soares, Adriane Galisteu, Altas Horas, MTV entre outros. Também participou dos principais festivais nacionais de música do Brasil chegando até o outro lado do mundo, isso mesmo, a banda "O Surto" viajou por todo país fazendo shows e foi tocar até lá no Japão, onde fizeram 5 apresentações inesquecíveis.
Em 2002 a banda lança seu segundo CD intitulado “Equalizando as idéias” e com ele mais um grande sucesso nacional, a música “O Veneno” também uma das mais executadas nas rádios brasileiras, elogiado até hoje pela sua fotografia, e um dos mais veiculados na MTV.
Com uma modificação em sua formação original, “O Surto” segue tocando pelo Brasil. Entre as principais músicas do novo trabalho estão: "Motivo", "A Verdade é Essa", "Porto de Ilusões" e "Deixa Quieto". Este novo CD teve a pré-produção de Aislan Gomes, ex-tecladista do Capital Inicial e algumas participações muito especiais como a de Kiko Zambianchi.