×

Biografia de Niobeth

A idéia da banda surgiu em Albacete, no Verão de 2004 a partir da reunião entre Itea Benedicto (vocal e composição) e Jesús Díez (guitarra e composição). Começaram a procurar uma maneira de reflectir as ideias e as esperanças que tinha em mente. Algo original, diferente e especial, encontrar seu próprio caminho entre os pesados e simphonic branchs de metal, com importantes influências da música clássica e uma mancha de luz folk.

Uma das caracteriscas da banda sao poderosos riffs e bateria com um importante cargo melódica, grande orquestração e versátil a voz da soprano Itea Benedicto, recebendo influências de vários gêneros metal (como thrash, progressivo, gótico, power …), bem a partir de Música Clássica (especialmente a partir de Barroco e Romantismo) e, por vezes, de Folk. Nas suas canções, é habitual encontrar passagens de grande elegância e com uma série de acordes, por vezes com alguma teatralidade.

Demorou 1 ano para que Níobeth ficar na formação consolidada e, portanto, o trabalho começou a dar resultados, aproximadamente, em Agosto de 2005 com os primeiros shows da banda.

Então, eles preparam a sua primeira demo estúdio, gravado e mixtado por último, em Agosto e Setembro de 2006. Com o nome “Infinite Ocean Of Stars”, a demo inclui 6 faixas, cinco de composição própria e uma adaptação de A Flauta Mágica - Queen Of The Night Aria de WA Mozart.

Algumas mudanças na formação aconteceram, entrou na banda Santi (teclado e violino) e Alberto (bateria).

A partir daí e até ao início de 2008 a banda toca em alguns festivais e começa a turnê em diferentes cidades da Espanha, com concertos em Madrid, Sevilha, Alicante, Valência, Múrcia, Cantábria e Albacete, por exemplo, a partilha de palco com bandas como Saratoga Centinela e em alguns dos melhores estádios do país (Sala Q, Sala Gama, Sala Durango, etc …).

A banda recebeu boas críticas na imprensa especializada nacional e internacional como Hard Rock, por exemplo, bem como em diversas rádios. Além disso, eles são selecionados para várias competições, tanto locais como nacionais, e ganhou o segundo prémio no Tobarock.

A demo “Infinite Ocean Of Stars” vendeu muito bem em Espanha através da web e concertos. Em 2007, Níobeth aparece na MetalMatanza internacional, que inclui bandas da América do Sul, Espanha e E.U.A., abrindo caminhos para novas ouvintes fora do seu país.

No início de 2008 a banda pára temporariamente os seus shows ao vivo a centrar-se nas canções que irão compor o seu primeiro álbum.

O álbum, com o nome “The Shining Harmony Of Universe” foi gravado em Agosto e Setembro de 2008, o Nazgûl Sound Studios (Forever Slave, Opera Magna, Dragonfly, etc), em Valência, Espanha. Produzido por Fernando Asensi e Níobeth, o álbum foi lançado em Outubro de 2008. O álbum tem uma duração de 70 minutos e um total de 13 faixas, incluindo novamente a capa de A Flauta Mágica - Queen Of The Night Aria por WA Mozart e uma faixa bônus, “Kowasani Furuete”, uma adaptação de uma das músicas do álbum, “A Frightening Shiver”, com as letras em japonês, no que supôs ser uma humilde homenagem às vítimas dos ataques nucleares em Hiroshima e Nagasaki.

Este álbum conta com a colaboração dos melhores corais de Castilla-La Mancha: “El Orfeón de la Mancha”, bem como com alguns músicos convidados, em instrumentos como a flauta, ocarina (Lourdes Guillén) , apito, gaita de fole, violino, etc A gravação das linhas de baixo vem pela Juanba Nadal (Dragonfly). Neste momento a banda está à procura de distribuição internacional fora de Espanha.