×

Biografia de Nilze Carvalho

Chupeta na boca e cavaquinho no colo, aos cinco anos, tocando "Acorda Maria Bonita", de Antônio dos Santos.

Foi nesse cenário que o talento de Nilze Carvalho foi descoberto por seu irmão mais velho. Ao perceber sua sensibilidade musical, seu pai, também músico, lhe deu um cavaquinho e passou a se apresentar ao seu lado.

Aos sete anos, Nilze já havia participado de diversos programas na extinta TV-Rio e no Fantástico, programa da Rede Globo, e do 1º Festival de Choro do João Caetano, no posto de menina-prodígio.

Carreira
A instrumentista, dos 11 aos 14 anos, gravou a série de LPs Choro de Menina – Volumes 1, 2, 3 e 4 –, como bandolinista, e Chorinho de Ouro.

Apresentou-se e participou de gravações em diversos países, como Estados Unidos, Itália, França, Argentina, Japão, Suíça, Espanha, China e Austrália.

Em 2005, Nilze foi indicada ao Prêmio Tim na categoria de melhor cantora de samba, com o CD Estava Faltando Você.

Nilze também cantou e tocou no espetáculo O samba é minha nobreza, produzido por Hermínio Bello de Carvalho, e no show Lembranças cariocas, que resultou em um CD produzido por Lefê de Almeida, além de contribuir musicalmente para o teatro, em De Getúlio a Getúlio: A história de um mito, de Sérgio Britto, Soppa de letra, de Pedro Paulo Rangel e O homem, a mulher e a aposta, de Maria Helena Kühner.

A cantora também participou da gravação dos DVDs Gafieira, de Zeca Pagodinho, Cidade do Samba, ao lado de Dona Ivone Lara, e Nei Lopes, com o ilustre sambista.

Sambista já consagrada, contribuiu com grandes nomes da música popular brasileira e internacional, como Dona Ivone Lara, Alcione, Zeca Pagodinho, Zélia Duncan, Jair Rodrigues, Zé da Velha e Silvério Pontes, Mart´nália, Olívia Hime, Sadao Watanabe, Stephano Bollani e tantos outros.

Nilze Carvalho é cantora e cavaquinista com o grupo Sururu na Roda!