Nico (cujo nome verdadeiro é Christa Päffgen) nasceu em Cologne, na Alemanha em 1938. Fugiu de Berlim durante a segunda guerra mundial, e despontou para a fama como modelo na Europa e em sua participação no filme “La Dolce Vita”, de Fellini.
Em 1965, Nico parte pra New York onde conhece o diretor Andy Warhol que logo a coloca como vocalista da banda que estava produzindo, o Velvet Underground. Porém, Nico nunca foi aceita como membro oficial pelo vocalista Lou Reed (com quem teve um affair) e pelo resto da banda, tanto que sua participação na banda inclui apenas três canções do primeiro disco do grupo, entitulado “The Velvet Underground & Nico”.
Logo após, Nico lança-se em carreira solo, gravando canções com pitadas folk para seu primeiro disco, “Chelsea Girls”, com assistência de Jackson Browne, Lou Reed e John Cale. Ao longo de vários anos de carreira, Nico lançou uma série de álbuns que destacam-se principalmente pelo experimentalismo inusitado, o clima sombrio beirando o gótico, e por sua voz extremamente melancólica.
Nico morreu em 1988, vítima de hemorragia cerebral consequente de uma insolação.