Nana Mouskouri, em grego Nανά Μούσκουρη, (Chania, Creta, 13 de Outubro de 1934) é uma cantora e política grega.
Conhecida como Nana, é uma cantora nascida em Creta, Grecia. Estabeleceu-se com sua família em Atenas, onde seu pai trabalhava como projecionista em cinema. A sua mãe trabalhou no mesmo cinema. Quando Nana completou 3 anos, a sua família mudou-se para Atenas. A família trabalhou duro para mandar Nana e sua irmã mais velha, Jenny, para o famoso Conservatório de Atenas. Nana demonstrou possuir um talento musical excepcional aos 6 anos de idade, apesar de sua irmã ter parecido a mais talentosa das duas. Na verdade, Nana possui uma corda vocal mais grossa do que a outra, o que contribuiu para sua voz única, seja cantando ou falando.
A sua infância foi marcada pela invasão nazi na Grécia. Seu pai tornou-se integrante do movimento da resistência antinazi em Atenas. Nana começou a ter lições de canto aos 12 anos. Porém, devido à ocupação nazi, a sua família não possuía mais recursos para continuar a financiar as suas aulas. A sua professora, por achar que ela possuía um talento inigualável, ofereceu-se para continuar as aulas sem nenhum pagamento.
Nesta época, bastante jovem, começou seu amor pelas artes, principalmente pela música. Ela gravou músicas em muitas línguas, incluindo grego, inglês, francês, espanhol, alemão, português e italiano, entre outras.
Em 1950, Nana foi aceita no conservatório. Cantora grega Nana Mouskouri freqüentou o Conservatório de Música de Atenas durante 8 anos mas desistiu do canto lírico pelo grande amor que sentia pela música popular. Iniciou a sua carreira cantando jazz em pequenos clubes noturnos de Atenas, gravou seu primeiro álbum em 1958 e foi rapidamente descoberta por Manos Hadjidakis (o maior compositor da Grécia e um dos maiores do século XX) quem compus as músicas com as quais Nana ganhou os primeiros festivais europeus e que abriram as portas para a sua carreira internacional.
Nana é fiel só ao seu amor pela música, não a um estilo específico. O seu repertório inclui uma variedade impressionante de músicas, idiomas e estilos que vão desde a opera até o rock, passando pela música tradicional européia (grega,francesa, italiana, holandesa, britânica, etc), country, gospel, pop em vários idiomas, latina, folclore de vários países do mundo, bossa nova, samba e muitos, muitos outros estilos.
Nana se destaca também por falar fluentemente sete idiomas e ter gravado músicas em mais de 11 idiomas, mesmo assim, a cantora afirma que a música é a linguagem universal, que não conhece idiomas, religiões, raças ou barreiras de nenhuma espécie.
Hoje em dia, após mais de quarenta anos de carreira, Nana Mouskouri é a cantora (mulher) que vendou mais discos na história da música; que tem recebido o maior número de discos de ouro, platina e diamante; que tem o maior número de discos gravados e provavelmente a que tem feito o maior número de turnês.