Nalva Aguiar (Nalva de Fátima Aguiar) nasceu em 1945, em Tupaciguara (MG). Ainda criança, descobriu a música. Na adolescência já se apresentava na rádio local. Com pouco mais de 20 anos, Nalva queria mais e partiu em busca de outros palcos em São Paulo. A obstinação colocou Nalva Aguiar no topo das paradas de sucessos na fase áurea da Jovem Guarda. No início dos anos 70, voltou-se para a música sertaneja e country.
Em 1976, regravou com grande sucesso a valsa "Beijinho doce", de Nhô Pai, inicialmente incluída na trilha sonora do filme "O conto-do-vigário", de Kléber Afonso e Barros de Alencar, e posteriormente lançada num compacto que vendeu mais de 500 mil cópias.
Em 1977, participou do filme "Entre o céu e o inferno”, com Duduca e Dalvan. Em 1979, participou do filme "Sinfonia sertaneja", com Geraldo Meirelles e Marcelo Costa. Em 1983 teve a composição "Coração sofredor", parceria com Nhô Pai gravada pela dupla Tonico e Tinoco.
Em 1984, gravou um LP em dueto com o cantor gaúcho Teixeirinha, intitulado Guerra dos Desafios. Foi a primeira cantora a gravar uma música do violeiro e compositor Renato Teixeira. Ganhou por três anos seguidos o título de Rainha dos Caminhoneiros. Por cinco vezes recebeu o título de Rainha do Peão de Boiadeiro, na festa anual de Barretos.
Ganhou também da rádio country norte-americana de Nashville, Texas, uma placa de ouro como “The Queen of Country Music in Brazil”. Durante alguns anos ficou longe dos estúdios de gravação, tendo morado no Canadá e nos Estados Unidos. Em 1994, a gravadora Continental lançou o disco O Melhor de Nalva Aguiar, com seus maiores sucessos. Em 1999, participou da coletânea Discoteca do Chacrinha, com a faixa "Menino dos zóio meu", de Lúcio Cardim Filho.
No mesmo ano, lançou o CD Nalva Aguiar, que contou com a participação de importantes nomes da música popular brasileira. Chitãozinho e Xororó interpretaram com ela "Meu bem querer", de Djavan; Ivan Lins participou de "Bandeira do divino", dele e Victor Martins; Sérgio Reis cantou em "Vende-se", de Dené.
O disco contou ainda com a participação do locutor de rodeios Barra Mansa, que declamou versos em "Oração do peão boiadeiro", de Renato Teixeira. Na lista de conquistas de Nalva Aguiar, muitos nomes famosos. "O Leão do Palmeiras, namorei sim, as pernas mais bonitas que eu já vi. Namorei o Roberto Carlos. Por que não? Foi ótimo, ele é maravilhoso. Ele é incrivelmente maravilhoso".