Murderdolls é uma banda de metal dos Estados Unidos fundada em 2002 em Hollywood, Califórnia. Os membros da banda são Wednesday 13, Acey Slade, Joey Jordison, Eric Griffin e Ben Graves, embora o grupo atualmente esteja em um hiato.
Até a data atual, a banda lançou apenas um álbum intitulado Beyond the valley of the Murderdolls, que foi lançado em 2002. A banda teve um sucesso limitado nos Estados Unidos, mas seu álbum e seus singles fizeram muito sucesso no Reino Unido e no Japão.
O som da banda é composto de influências do glam rock e do punk rock, com bases em sons de bandas de hard rock dos anos 70, (tais como Alice Cooper e Kiss). A banda também se influência em filmes de terror para escrever suas letras e no modo de se vestirem quando se apresentam, com roupas extravagantes e obscuras e maquiagem pesada, tornando-se uma banda de horror punk, uma banda pioneira neste estilo é o Misfits.
O Murderdolls já foi intitulado pelos críticos como uma cópia dos Mötley Crüe e Misfits. O baixista do Murderdolls, possue uma grande semelhança com Nikki Sixx, baixista da banda Mötley Crüe.
Há alguns que consideram a história do Murderdolls iniciada em 1994, quando Joey Jordison em Des Moines, Iowa, tocava guitarra numa banda chamada The Rejects, liderada pelo vocalista Dizzy Draztik. O som da banda era algo comparável ao que o Murderdolls tocaria ao se desenvolver mais tarde, Rejects dividia Joey com outra banda famosa e polêmica, mas naquela época pouco conhecida, o Slipknot. Durante o Ozzfest de 1999, Joey foi até Tripp Eisen e perguntou a ele se estava a fim de entrar em um novo projeto e Tripp logo aceitou, ele convidou o baterista Racci Shay, e também um baixista que havia tocado em Nova York, na banda Vampire Love Dolls. Wednesday 13 entrou um pouco depois como baxista. Tripp Eisen alegou que sugeriu que seu amigo Acey Slade fosse convidado para ficar no baixo, mas foi rejeitado pelos outros membros, então todos concordaram em convidar Wednesday 13. Brevemente Wednesday 13 foi deslocado para o posto de vocalista, porque Dizzy Draztik foi retirado do projeto. Seguidamente a banda mudou de nome de The Rejects para Murderdolls (esse nome foi idéia do Joey), e iriam em breve adotar uma abordagem mais pesada e iriam incluir em suas características o horror.
Em termos de letras, a maior parte das faixas de seu álbum, veio da banda anterior de Wednesday 13, a Frankenstein Drag Queens From Planet 13. O primeiro e único álbum da banda Beyond the Valley of the Murderdolls, Wednesday 13, Joey Jordison e Tripp Eisen foram os únicos que participaram deste álbum. Eles assinaram contrato com a gravadora Roadrunner Records, Joey gravou para o álbum, guitarra, baixo e bateria, Wednesday 13 gravou o vocal e Tripp a guitarra solo.
Em março de 2002, Ben Graves e Eric Griffin, dois músicos de Boston, Massachusetts, mas que viviam em Hollywood, Califórnia, entraram na banda, depois que Tripp mostrou um vídeo ao Joey, em que ele tocava junto com Eric e Ben. Então Joey, Wednesday 13 e Tripp decidiram convidar ambos para entrar na banda. E com essa nova formação eles se apresentaram pela primeira vez em San Diego. Um EP foi lançado no início de 2002, chamado Right to Remain Violent, e em seguida saiu o álbum Beyond the Valley of the Murderdolls.