Mucc, nome criado à partir de um personagem de um seriado infantil de TV, foi formado em maio de 1997 com Tatoo nos vocais, Miya na guitarra, Hiro no baixo e Satochi na bateria. Ao despertarem a atenção de Ao, líder da banda cali≠gari, receberam uma proposta do selo Misshitsu Neurose.
Sem perder muito tempo, a banda lançou as primeiras fitas demo poucos meses uma após a outra. NO! (dezembro de 1997) e Aika (março de 1998) foram distribuidas em apresentações ao vivo. No fim de 98, lançaram sua terceira demo, que foi limitada a apenas 100 cópias, cujas fitas foram distribuidas de graça em seu show.
O início de 1999 pareceu bem promissor à banda, que teve seu primeiro show one-man em fevereiro, na casa de shows Mito lighthouse, em Ibaraki e também lançou sua quarta demo, intitulada Shuuka. Durante este periodo, Hiro resolveu sair da banda, mas foi rapidamente substituído por YUKKE. Em dezembro, lançaram seu primeiro álbum chamado Antiiku.
Em 2000, MUCC recebeu atenção da imprensa, fazendo suas primeiras aparições em revistas como Fool's Mate e Shoxx. Em agosto daquele ano, duas mudanças grandes na banda foram feitas. TATOO mudou seu nome para Tatsurou, alegando que TATOO estava morto e que ele gostaria de ser chamado pelo seu nome verdadeiro dali em diante. A banda também trocou seu nome de MUCC para ムック (Mukku em katakana).
Os dois anos seguintes foram muito agitados para banda, que teve muitos lançamentos e também participações em alguns shows de TV, como o Hot wave e Jee jee trap. A popularidade de MUCC crescia rapidamente. Seu álbum Homura Uta (2002) fora esgotado tão rapidamente, que uma segunda prensagem foi lançada logo um mês depois. Em 2002, após sairem da Misshitsu Neurose, deram início ao seu próprio selo chamado Shu, sob regência do selo Danger Crue, Inc.
Em 2003, MUCC assinou um contrato com a UNIVERSAL MUSIC, fazendo sua estréia major com o lançamento do álbum Zekuu, causando certa insegurança aos fãs que preferiam seus trabalhos mais antigos. Mesmo com o novo contrato, não abandonaram o selo que faziam parte, mas passaram a ter maior distribuição de seus lançamentos pela UNIVERSAL. Fizeram uma turnê para promover seu novo álbum, com o ultimo show sendo realizado no Tokyo Bay NK Hall; resultando poucos meses depois em um DVD deste show memorável. No fim do ano, MUCC participou do Beautifool’s festival, que foi organizado pela revista Fool’s Mate, contendo bandas como Gazette, deadman e Miyavi.
2004 começou bem com uma turnê de 10 shows ao vivo em Tokyo e seus arredores. Isso era apenas o começo de muitos lançamentos e turnês. No final deste ano, já haviam lançado dois singles, três álbuns e um DVD. Este DVD, intitulado MUCC history DVD the worst, contém vários extras para os fãs de MUCC, incluindo trechos de performances ao vivo, indies e major, sua discografia, videoclipes e muito mais!
Em agosto de 2005, MUCC foi convidado para tocar na Alemanha e França, sendo uma de suas apresentações na Alemanha realizada no Wacken Open Air, que é o maior festival de heavy metal do mundo. 2005 também foi o ano de lançamento de três singles e um novo álbum.
Em 2006, MUCC se manteve ocupado com o lançamento de seu single Gerbera, em fevereiro e uma turnê na Alemanha e França daquela primavera. Naquele ano, eles viajaram mais longe ainda para tocar no evento de anime norte-americano Otakon. Aquele ano também marcou à banda uma fase experimental em sua musica, que foi chocante para vários fãs. Lançaram o álbum Gokusai, atualizando seu som mais antigo, combinando-o com seu novo estilo, produzindo um álbum extremamente variado. Fazendo constantes apresentações no Japão e for a dele, junto com uma agenda cheia de lançamentos, um atrás do outro, as atividades da banda MUCC devem encerrar-se ou diminuir. A banda está indo bem e com sua crescente popularidade e sucesso, parece que vão continuar dessa maneira por um longo tempo.