Estera ,Para ela, Moreira compôs Judia Rara: "A rosa não se compara / A essa judia rara / Criada no meu país / Rosa de amor sem espinhos / Diz que são meus seus carinhos / E eu sou um homem feliz" (Fonte: Homenagens em músicas e poemas - Aventuras na História ).
Motorista de lotação e sambista, o cantor Moreira da Silva (foto) namorou por 18 anos uma polaca: a russa Estera Gladkowicer, que chegou ao Brasil com 20 anos em 1927, foi dona de bordel no Mangue e se matou em 68, ingerindo barbitúricos.
Desde os anos 80, Moreira da Silva era sempre lembrado no dia de seu aniversário, 1º de abril, conhecido como o Dia da Mentira. Nesta data, costumava
desfilar de carro na Rua da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro, vestido de terno branco e chapéu-panamá, encarnando o estereótipo do "malandro". Fora sua atuação como cantor, ficou famoso por seu temperamento
irreverente, com resposta para tudo na ponta da língua.
Moreira da Silva entrou para a Prefeitura e em 1926 passou para a Assistência Municipal como chofer de Ambulância. Durante um pequeno período foi chofer do secretário particular do prefeito Prado Junior. Trabalhou durante 12 anos como chofer da Prefeitura passando mais tarde a encarregado do núcleo e auxiliar
de garagem, profissão que exerceu até aposentar-se.
Com a fama de malandro, passou a interpretar um personagem nos enredos de seus sambas de breque. O "Kid Morengueira", presente no enorme sucesso 'O rei do gatilho' de Miguel Gustavo, que originou uma série de sambas do mesmo autor, que ele gravou dentro do tema cinematográfico. O disco de maior sucesso dentro deste tema foi 'O rei do gatilho', de 1962.
O herói Kid Morengueira, "vivido" pelo cantor Moreira da Silva ao interpretar seus sambas, também enfrenta James Bond na música "007 contra Kid Morengueira".
Em 1998, Moreira da Silva, participou do CD comemorativo "Brasil são outros 500", gravando as faixas Amigo urso e Resposta ao amigo, cantando em duo com Gabriel O Pensador.
Antonio Moreira da Silva (Rio de Janeiro, 1 de abril de 1902 — Rio de Janeiro, 6 de junho de 2000) foi um cantor e compositor brasileiro, também conhecido como Kid Morengueira.
Filho mais velho de Bernardino de Sousa Paranhos,...