Moby (nascido Richard Melville Hall em 11 de setembro de 1965 no Harlem, New York) é um cantor e artista de música eletrônica estadunidense. É conhecido por singles como Go, Porcelain, South Side (com Gwen Stefani), We Are All Made of Stars e Lift Me Up. Já lançou outros trabalhos sob nome Voodoo Child, Barracuda, UHF, The Brotherhood, DJ Cake, Lopez e Brainstorm/Mindstorm.
Moby toca teclado, guitarra e baixo. Seu nome deriva da obra Moby Dick de Herman Melville. Ele cita que o autor é um de seus ancestrais na família Melville, então escolheu o nome como um tributo. Ele é vegan, cristão. Mora atualmente em Little Italy, Nova Iorque, onde já vive há mais de uma década, perto do apartamento de David Bowie.
Moby é uma das mais controversas figuras dentro da cena techno, ora sendo aclamado por ter trazido uma “cara” ao mundo da música eletrônica onde o anonimato dos dj’s e músicos é bastante comum, se tornando a primeira “celebridade” deste estilo, ora sendo criticado por ter diluído o techno misturando-o com as mais diversificadas influências. Seja como for, Moby foi uma das mais importantes figuras dentro da música pop no início dos anos 90, sendo um dos precursores e ajudando a popularizar o techno e as raves.