Nos anos 60, Miúcha foi estudar História da Arte em Paris e, durante uma viagem de férias pela Itália e pela Grécia, começou a se apresentar nas cidades por onde passava. De volta a Paris, começou a cantar no bar La Candelaria. Pouco depois, casou-se com João Gilberto e mudou-se para Nova York. Lá, gravou o primeiro disco, The Best of Two Worlds, com João Gilberto e Stan Getz. Juntos, eles fizeram turnê e participaram de festivais.
Com Tom Jobim, Miúcha gravou os antológicos Miúcha e Antônio Carlos Jobim (1977) e Miúcha e Tom Jobim (1979). Ao lado de Tom, Vinicius e Toquinho, participou do famoso show do Canecão, em 1977.
Miúcha estreou nos palcos em grande estilo: em Paris, na década de 60, onde estudava História da Arte. Foi lá que conheceu João Gilberto, com quem se casou e fez sua primeira participação em disco, em The Best of Two Worlds - de João e Stan Getz.
Nascida no Rio de Janeiro, aos oito anos de idade mudou-se com a família para São Paulo, onde o pai promovia noitadas musicais em casa. Foi ali que Miúcha
começou a tocar violão e cantar com os irmãos.
Em 2001, Miúcha lançou pela Biscoito Fino o CD Miúcha,
interpretando músicas menos conhecidas de grandes compositores brasileiros como Noel Rosa, Chico Buarque, Tom Jobim, Francis Hime, Vinicius de Moraes e Paulo César Pinheiro.
Em 2003, a Biscoito Fino lançou o CD Miúcha Canta Vinicius & Vinicius, uma homenagem da cantora aos 90 anos do poeta.
A vida de Miúcha é recheada de personalidades. Filha do historiador Sergio Buarque de Hollanda, irmã de Chico Buarque, mãe de Bebel Gilberto e ex-mulher de João Gilberto, a cantora e (eventual) compositora teve e tem personalidade suficiente para deixar...