Em 1986, Wayne Hussey e Craig Adams deixaram a banda The Sisters Of Mercy, formaram o The Mission e saíram em uma tour européia com o The Cult, após assinar um contrato mundial com a Phonogram Records na Inglaterra.
O primeiro single “Stay With Me” foi direto para as paradas britânicas e atingiu o nº 30 naquele ano. Foi seguido pelo seu álbum de estréia “God's Own Medicine”, que ficou no 14º lugar na mesma parada. Nos seis anos seguintes a banda lançou seis álbuns e 10 grandes sucessos incluindo verdadeiros clássicos como “Wasteland”, “Tower Of Strength”, “Severina”, “Beyond The Pale”, “Deliverance” and “Butterfly On A Wheel”. O total mundial de discos vendidos chegou a 3.000.000 de unidades.
Durante este período, The Mission aumentou a sua reputação como uma das melhores e mais excitantes bandas ao vivo no mundo com acolhidas calorosas, receptividade por parte da imprensa, e uma fanática audiência de seguidores porque eles sempre tocaram por todo o mundo. Dois dos pontos altos foram sete noites consecutivas no lendário Astoria Theatre em Londres, e foram a atração principal do famoso Reading Festival por duas vezes. Tocaram junto com U2, The Cure e Robert Plant.
Em 1994, a banda rescindiu contrato com a Phonogram depois de inúmeras disputas jurídicas. Montaram o selo “Neverland”, com distribuição da Sony Dragnet da Alemanha. Após dois anos, mais dois discos, e a banda decide cair fora da loucura geral e descansar um pouco.
Em 1999, com o espírito inicial da banda totalmente revigorado, e a razão de viver reafirmada, The Mission se reuniu novamente e depois de bem sucedidos shows para seus adoráveis fãs, empreenderam uma cansativa e espetacular tour mundial (Recon 2000) incluindo memoráveis aparições nos festivais Eurorock and M'era Luna. Isso culminou numa completa tour européia em Novembro/Dezembro de 2000 e na assinatura de um novo contrato com a Playground Recordings, gravadora inglesa.
O novo disco se chama “AurA” e foi produzido pelo próprio Wayne Hussey, entre Dezembro e Julho e foi gravado nos EUA e Reino Unido. Foi mixado em Agosto por Dave Allen (The Cure, Sisters of Mercy, etc) e Steve Power (Robbie Williams). Marca o começo de uma contemporânea e excitante nova era para a banda.
“Evangeline” é o primeiro hit desse novo disco lançado no Brasil pelo selo FNM discos. A tour pelo Brasil incluiu as cidades de Recife no Festival Abril Pro Rock, Rio de Janeiro e São Paulo em duas datas, um show normal no Olympia e um show acústico na Broadway. Eles estão de volta!