×

Curiosidades sobre Mirabeau Pinheiro

Enviar curiosidade >
  • Em 1963, Carmen Costa gravou o samba-canção "Quase", parceria com Jorge Gonçalves.
  • Nos anos 1990, Caetano Veloso recriou em shows o samba-canção "Jarro da saudade" e o samba "Fla Mangueira", que a partir daí começaram a ser cantados com mais frequência.
  • Em 1955, Carmen Costa lançou a marcha "Tem nego bebo aí" também pela Copacabana, grande sucesso carnavalesco do ano, e que foi escolhida por um júri reunido no Teatro João Caetano como um das dez mais populares marchas do carnaval daquele ano.
  • Obra A morena sou seu (c/ Milton de Oliveira) A sempre viva (c/ Paulo Gracindo) Amor barato (c/ Don Madrid) Amor ingrato (c/ Jorge Gonçalves e Don Madri) Augusto Calheiros (c/ Don Madrid) Batendo pé (c/ Sílvio Viana) Cai sereno (c/ Valdir Rocha e Paulo Gracindo) Canção das mães (c/ Carequinha e Jorge Gonçalves) Como eu chorei (c/ Nelinho e Colatino) Defesa (c/ Vital de Oliveira e Jorge Gonçalves) Deixa o cabrito berrar (c/ Milton de Oliveira e Airton Amorim) Drama da favela (c/ Milton de Oliveira) Eu queria (c/ Airton Amorim e Don Madrid) Fala Mangueira (c/ Milton de Oliveira) Foi o fim (c/ Nilton Ribeiro e Jorge Gonçalves) Gato escaldado (c/ Geraldo Blota e Don Madrid) Já comi, já bebi (c/ Sebastião Gomes e Rômulo Paes) Jarro da saudade (c/ Daniel Barbosa e Geraldo Blota) Labariri (Tudo lembra você) (c/ Sebastião Gomes e Don Madrid) Lágrimas de sangue (c/ Pedro de Almeida e Don Madrid) Macaco, não (c/ Rutinaldo e Don Madrid) Mais vale um gosto (c/ Don Madrid e Urgel de Castro) Manchetes no jornal (c/ Jorge Gonçalves) Maria pé-de-boi (c/ Jorge Gonçalves) Mexerica (c/ Colé) Minha agonia (c/ Valdir Rocha e Paulo Gracindo) Missa do galo (c/ Carequinha) Na paz de Deus (c/ Milton de Oliveira) Não pode mexer (c/ Ferreira Lima) Nem só de pão (c/ Paulo Gracindo e Don Marid) Obsessão (c/ Milton de Oliveira) Oh! Senhor (c/ Don Madrid) Operário (c/ Vieira Júnior) Palácio provisório (c/ Serafim Adriano) Presidiário (c/ Airton Amorim) Quando a noite vem (c/ Valdir Rocha) Quando o sol raiar (c/ Sebastião Mota e Urgel de Castro) Quase (c/ Jorge Gonçalves) Resposta Sacode a lapela (c/ Jorge Gonçalves) Salve Papai Noel (c/ Carequinha) Se você me quer bem Tem nego bebo aí (c/ Airton Amorim) Tranca rua (c/ Adelino Moreira e Jorge Gonçalves) Turma do funil (c/ Milton de Oliveira e Urgel de Castro) Vida de casado (c/ Paulo Gracindo) Violeta (c/ Don Madrid) Você e mais ninguém (c/ Airton Amorim e Don Madrid)
  • Em 1958, Carmen Costa gravou na RCA Victor os sambas "Lágrimas de sangue", com Pedro de Almeida e Don Madrid e "Augusto Calheiros", homenagem ao cantor alagoano falecido no ano anterior.
  • Em 1980, Tom Jobim e Miúcha relançaram com sucesso a marcha "A turma do funil"
  • Em 1959, o palhaço de circo Carequinha gravou a valsa "Missa do galo", parceria dos dois. Em 1960, Carequinha gravou a marcha "Canção das mães", parceria com Jorge Gonçalves.
  • Iniciou a carreira artística como baterista de boates. Na mesma época já começava a compor. Autor de grandes sucessos gravados, principalmente nos anos 1950, entre eles a marcha "Cachaça", com versos como: "Você pensa que cachaça é água...", parceria de Lúcio de Castro, Heber Lobato e Marinósio Filho, lançada por Carmen Costa e Colé em 1953 na Copacabana. A música, segundo Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello "deflagrou um ciclo etílico de marchinhas que imperaria nos carnavais seguintes". Nesse mesmo ano, Carmen Costa, cantora que o lançou, gravando cerca de 30 músicas suas, gravou na Copacabana o samba "Defesa", com Vital de Oliveira e Jorge Gonçalves e o samba-canção "Resposta".
  • Em 1956, Francisco Carlos gravou a marcha "Amor ingrato", parceria com Jorge Gonçalves e Don Madri, pseudônimo de Carmen Costa e Linda Batista o samba "Violeta", com Don Madrid. Nesse ano, Aloísio e seu conjunto gravou o samba "Obsessão" em ritmo de tango e Carmen Costa o samba "Amor barato", parceria dos dois. Também nesse ano, seu samba "Fala Mangueira", em parceria com Milton de Oliveira, foi lançado por Ângela Maria e a marcha "Turma do funil", parceria com Milton de Oliveira e Urgel de Castro, foi gravada pelos Vocalistas Tropicais os dois na Copacabana.
  • Em 1954, Carmen Costa lançou o samba-canção "Quase", pela Copacabana, que passou meses a fio entre os discos mais vendidos do ano e que foi sequência direta e cronológica de "Cachaça", do ano anterior
  • Em 1961, Ângela Maria gravou o rock balada "Quando a noite vem", parceria com Valdir Rocha e Carequinha gravou a marcha "Salve Papai Noel", parceria dos dois.
  • Chegou a esboçar uma polêmica com o compositor Ataulfo Alves, que havia composto o samba "Pois é". A pedido de Carmen Costa, fez o samba - resposta "A morena sou eu". A polêmica, contudo, não prosperou, apesar das investidas da dupla Carmen Costa - Mirabeau.
  • Anosb 50, quando conheceu a cantora Carmen Costa, com quem viveu um romance por cinco anos e com quem teve uma, Silésia.

Mais tocadas

Ouvir Mirabeau Pinheiro Ouvir

Biografia

Ver completa >
Mirabeau (Mirabeau Pinheiro), compositor e instrumentista, nasceu em Alegre/ES em 31/07/1924 e faleceu em Niterói/RJ, em 07/10/1991. Ainda criança, mudou-se para Niterói, onde aprendeu o ofício de alfaiate. Filho de músico, herdou do pai a vocação artística, logo começando a...

Artistas relacionados

Ver mais >

Últimas notícias

Ver mais >