×

Biografia de Minutemen

A história do Minutemen começou quando D. Boon e Mike Watt se conheceram aos 13 anos. Watt estava caminhando por um parque em sua cidade natal de San Pedro, Califórnia, quando Boon, que jogava um jogo de "exército" com outros meninos, caiu de uma árvore ao lado dele, e descobriu seus amigos, um menino chamado Eskimo. Ambos os meninos compartilhavam uma paixão pela música; a mãe de D. Boon o ensinou a tocar violão e sugeriu a Watt para aprender a tocar baixo.

No entanto, num primeiro momento, Watt não sabia o que era um contrabaixo. Os dois finalmente começaram a tocar juntos, a maioria abrangendo músicas de artistas que admiravam. No verão de 1973, Watt e Boon formaram a Bright Orange Band com seu irmão Joe's Boon na bateria. Em 1976, eles descobriram o Punk, no entanto a mãe de Boon morreu e a banda Bright Orange se desfez logo depois disso. No ano seguinte, os dois se juntaram a uma pequena banda chamada Starstruck. Na sequência da dissolução Starstruck, Boon e Watt conheceram o baterista George Hurley e formaram The Reactionaries com o vocalista Martin Tamburovich.

Depois que The Reactionaries foi dissolvido, Boon e Watt formaram os Minutemen em janeiro de 1980. Watt disse que seu nome não tinha nada a ver com a brevidade de suas canções, mas sim foi derivada em parte da milícia minutemen lendário da época colonial e em parte para satirizar um grupo de extrema-direita reacionária da década de 1960 que passou por esse nome . No documentário We Jam Econo, Watt afirma ainda que o nome era um jogo em "minutos" (mī-ˈnüt). Após um mês sem baterista, durante o qual Boon e Watt escreveram suas primeiras canções, a banda ensaiou e tocou um par de shows com o soldador local Frank Tonche na bateria. O grupo queria inicialmente que George Hurley se juntasse, mas ele se juntou a uma banda de New Wave chamada Hey Taxi após que a banda The Reactionarie fios dissolvida. Tonche saiu do grupo, citando uma antipatia do público com a banda, e Hurley assumiu como baterista em Junho de 1980. A sua primeira actuação ao vivo foi como banda de abertura para o Black Flag.


Greg Ginn da Black Flag e SST Records produziu o primeiro Minutemen 7 "EP, Paranoid Time, que consolidou seu estilo eclético. Como a maioria das bandas Punk da época, a banda vendeu o PE em seus shows, e em algumas lojas de discos locais. Tornou-se um hit com a cena hardcore. Em seu primeiro LP-1981 é a linha de Punch que tinham encontrado a sua voz e começaram a excursionar sem parar em todo o país. Eles lançaram seu segundo EP e a liberação total do terceiro intitulado Bean-Spill. Nessa época eles estavam se tornando uma das bandas mais populares na cena Underground de todo o país.

Logo no início, a banda "Mersh" (gíria para "comercial") afetações, como solos de guitarra, coros e fade-outs. Mas, no momento de seu segundo LP, What Makes a Man Start Fires?, Que ganhou atenção considerável da imprensa alternativa e underground, eles eram uma parte do som da banda, apesar de manter suas raízes punk e experimental. Eles continuaram a sua agitada agenda de turnês, que inclui sua maior turnê, uma sessão dupla com o Black Flag na Europa. A longa turnê reforçou a sua posição como um dos atos mais conhecidos na cena hardcore. Mais tarde, em 1983, eles lançaram seu terceiro LP, Buzz ou Howl Under the Influence of Heat. Foi um dos primeiros álbuns de hardcore a incluir um chifre (trompete em "produto").

O anti-Rockismo ecletismo de Minutemen foi talvez o melhor exemplo no álbum duplo de 1984, Double Nickels on the Dime. Embora ainda um pouco obscura para o público principal, Double Nickels tem sido citado como um dos álbuns mais inovadores e duradouros do Rock Underground americano em 1980. Em Double Nickels, que co-escreveu algumas músicas com outros músicos, nomeadamente, Henry Rollins, Chuck Dukowski e Joe Baiza. Em 1985, eles lançaram sua maior gravação de comercial de son, Projeto: Mersh. Embora o álbum soa mais mainstream, que vendeu muito pouco em comparação com "Double Nickels," em grande parte devido à reação negativa a esse álbum de um comercial de dentro da comunidade underground. Eles continuaram a fazer turnês e pelo tempo de seu álbum final, 3-Way Tie (For Last), eles decidiram fazer uma pequena pausa. Eles tocaram sua última turnê com outra banda emergente, R.E.M. Seu último show foi em Charlotte, Carolina do Norte em 13 de dezembro de 1985.

Em 22 de dezembro de 1985, Boon foi morto em um acidente de van, pondo fim à Minutemen. Watt caiu em uma depressão profunda, mas foi convencido a continuar tocando por Sonic Youth. Toda forma de mídia que Watt faz ou toma parte se dedica a Boon.

Isto pôs um fim aos planos da banda para gravar um meio-estúdio / meio-ao vivo álbum triplo com o título de 3 Dudes, 6 Sides, Half Studio, Half Live. As faixas ao vivo estavam a basear-se nas cédulas que entregaram, e como forma de combater pirataria, especialmente na sequência de um incidente com um DJ Arizona. Porém, um ano mais tarde, Watt e Hurley compilaram diversas gravações ao vivo, com base nos boletins de voto, que foi lançado como resultado da cédula. Além disso, Richard Meltzer enviou as letras de Watt para dez canções para um álbum em que ele estava indo para colaborar. Devido à morte Boon, nenhum desses projetos foram realizados.



Após a morte de Boon, Watt e Hurley inicialmente previram encerrar a banda completamente. Mas, incentivado pelo fã do Minutemen, Ed Crawford, eles formaram fIREHOSE em 1987 e tiveram dois projetos solo desde que os Minutemen foi dissolvido.

Watt criou três aclamados álbuns solo, gravou três outros como parte da banda punk jazz jam Banyan com Stephen Perkins (Jane's Addiction), Nels Cline (Wilco), e Nishita Money Mark (Beastie Boys), contribuiu com "Providence" de Sonic Classic Youth "Daydream Nation" e "In the Kingdom # 19" e "Bubblegum" de EVOL, se tronou brevemente como um membro do Porno for Pyros, em 1996, e J Mascis and the Fog em 2000 e 2001, e se tornou o baixista da banda The Stooges, em 2003 . George Hurley produziu trabalhos com Vida, Mayo Thompson e Red Crayola, concedendo o adicional de forma livre e off-the-wall apresentou tendências em Double Nickels. Hurley e Watt também continuaram a fazer música juntos ao vivo e em estúdio desde firehose divisão em 1994, começando com uma faixa para o benefício do álbun NORML Hempilation II em 1998.