×

Biografia de Ministério de Louvor Diante do Trono

Banda de música gospel originado da Igreja Batista da Lagoinha, Belo Horizonte (Minas Gerais), em 1997. O Ministério de Louvor Diante do Trono, ou simplesmente Diante do Trono, têm um objetivo único: abençoar vidas. Durante seus anos de ministério tornou-se referência entre os evangélicos, estão entre os mais populares da música cristã brasileira, é considerado o maior grupo de música gospel da América Latina e o segundo maior do mundo. Quinze anos de existência, 27 estados brasileiros visitados, 41 álbuns lançados, mais de 10.000.000 de cópias vendidas: multidões alcançadas. Por vezes, chegam a disputar a popularidade com outros de música secular, como caso recente de Aleluia, com vendagem superior a 150 mil cópias em 3 meses após o lançamento (20/09/2010). Atualmente, o Diante do Trono é conhecido internacionalmente pelo trabalho que desenvolve. Já visitou países como EUA, Israel, Rússia, Turquia, Suíça, Alemanha, Inglaterra, Polônia, Albânia, Indonésia, Guatemala, Japão, Itália e Finlândia. Não há fronteiras para aquilo que Deus quer fazer através da entrega e disposição de seus integrantes.

O primeiro álbum do grupo chamou-se Diante do Trono. Gravado em 1998, ele fez sucesso com uma canção de mesmo nome. O grupo, que até então não possuía nome oficial, passou a chamar-se Ministério de Louvor e Adoração Diante do Trono. Em 2004, ele lançou o sétimo CD, Esperança, gravado em Salvador diante de 1,2 milhão de pessoas, segundo a polícia local. Entre os muitos integrantes do Diante do Trono se destacam Ana Paula Valadão, André Valadão, Mariana Valadão e Nívea Soares.

Em 1995, os pastores Márcio Valadão, pai de Ana Paula Valadão, e Sérgio Gomes, maestro da Igreja, resolveram fazer um álbum, cujo lucro serviria para combater a prostituição infantil que eles viram na sua viagem à Índia.

O material para o álbum foi gravado em 31 de janeiro de 1998, num culto da Igreja Batista da Lagoinha. Junto à Ana Paula, os vocais eram composto por cantores como André Valadão, seu irmão, e Nívea Soares. Alguns meses depois da gravação o álbum foi lançado, com destaque para a canção Diante do Trono. Com o sucesso dessa canção, o grupo, que até então não possuía nome oficial, passou a chamar-se Ministério de Louvor e Adoração Diante do Trono. Além dessa canção, outras do grupo também foram muito tocadas nas rádios, especialmente “Aclame ao Senhor”, “Deus de Amor” e “Manancial”.

Com o sucesso do trabalho realizado, o grupo decidiu continuar. Assim, em Fevereiro de 1999, a gravação do segundo álbum do agora Diante do Trono, Exaltado, foi realizada. Esse álbum teve participação de vocalistas do primeiro trabalho, como Nívea Soares, e também de novos integrantes como Helena Tannure e João Lúcio Tannure. Exaltado foi também o único álbum do Diante do Trono que não contou com a participação de André Valadão. Seguindo a linha do primeiro álbum, Exaltado também foi um sucesso de vendas, refletindo a grande expressão que o grupo tomou, Brasil afora, com o primeiro trabalho.

A partir do álbum Exaltado, o Diante do Trono começou a fazer apresentações por todo o Brasil e a popularidade do grupo começou a crescer entre os evangélicos. O Grupo Diante do Trono foi se consolidando com suas viagens a estados brasileiros e com sua expressiva venda de CDs. O terceiro álbum do grupo, Águas Purificadoras, foi gravado no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, no ano de 2000, com um público de aproximadamente setenta mil pessoas. Depois do álbum Águas Purificadoras o Diante do Trono tornou-se um dos maiores grupos de música gospel da época.

Também em 2000 foi realizado o 1º Congresso Internacional de Louvor & Adoração Diante do Trono que passaria a acontecer anualmente, trazendo personagens conhecidas na música cristã de todas as partes do Brasil e do mundo. Nesse mesmo ano, o Diante do Trono, em parceria com a gravadora americana Hosanna! Music, gravou dois álbuns: Aclame ao Senhor, versão em português do álbum Shout To The Lord, do Hillsong, e Shalom Jerusalém, constituído de músicas com ritmo judaico com participação do cantor e líder de adoração americano Paul Wilbur.

Em 2001 o grupo lançou o álbum Preciso de Ti, gravado em 15 de julho de 2001 no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, reunindo cerca de 210.000 pessoas - ocupando o Estádio no gramado e arquibancada. O álbum tornou-se outro sucesso de vendas, alcançando a marca de um milhão de cópias. Para a líder Ana Paula Valadão, a música Preciso de Ti, que intitula o quarto álbum da série Diante do Trono, é a “impressão digital” do ministério. Além do sucesso com o público, o grupo ganhou o prêmio Troféu Talento em 2002 na categoria melhor música do ano.

Em 1 de dezembro de 2001 foi gravado o CD duplo Brasil Diante do Trono, no estádio do Maracanã, Rio de Janeiro, lotando o maior estádio do Brasil. Ainda no mesmo ano, o Diante do Trono fez um trabalho dirigido ao público infantil chamado Crianças Diante do Trono, lançando o álbum de mesmo nome, que se tornaria o primeiro de uma série de CDs infantis.

Em julho de 2002, em continuação ao projeto Brasil Diante do Trono, foi gravado o quinto álbum do grupo, intitulado Nos Braços Do Pai em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, Distrito Federal, com mais de 1.000.000 de pessoas, somadas caravanas de todo o Brasil. A partir daquele ano, o Diante do Trono mostrou o seu trabalho em outros países, fazendo shows na Guatemala e gravando a versão em inglês e espanhol do álbum Nos Braços do Pai em 2006 (En los Brazos del Padre e In The Father’s Arms).

Em 2003 a cantora do grupo Nívea Soares decidiu iniciar carreira solo e gravou o seu primeiro álbum, sem, contudo, deixar de fazer parte do grupo. Em julho de 2003 o grupo gravou seu sexto álbum e o terceiro do projeto Brasil Diante do Trono: Quero Me Apaixonar. A gravação ocorreu em Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, que contou com 2.000.000 de pessoas numa noite fria de inverno.

Logo após a gravação de Quero me Apaixonar em São Paulo o Diante do Trono passou por um período de mudanças abrangendo toda a estrutura interna do ministério. Após esse período, o sétimo álbum do Diante do Trono, Esperança, foi gravado no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, reunindo cerca de 1.200.000 pessoas, segundo dados do corpo de bombeiros. Este álbum foi gravado ao vivo no ano de 2004. Ainda em 2004, André Valadão seguiu os passos de Nívea Soares e iniciou sua carreira solo com o álbum, Mais Que Abundante.

Em 2005, o grupo gravou o álbum Ainda Existe Uma Cruz, em Porto Alegre, às margens do rio Guaíba, com 300.000 pessoas. Este foi o único álbum do grupo que não contou com a participação de Nívea Soares, uma vez que essa deixara de ser integrante efetiva do grupo no ano anterior. No ano de 2005 também ocorreu a saída definitiva de Maximiliano Moraes.

No ano seguinte, 2006, foram gravados os álbuns Alegria, de André Valadão, durante o mesmo Congresso realizado anualmente pelo grupo, e Por Amor de Ti, Oh Brasil, o nono da série Diante do Trono, gravado ao vivo na Arena Yamada, em Belém. O álbum contou com a volta de Nívea Soares, há dois anos longe do grupo. Também foi lançado o álbum Sem Palavras, primeiro álbum instrumental do Diante do Trono.

Em março de 2007 O grupo gravou o álbum comemorativo dos 10 anos de ministério, lançando cinco meses depois o CD Duplo dessa gravação. Em novembro foi lançado também o DVD dessa gravação. Em julho o grupo gravou seu décimo álbum, intitulado Príncipe da Paz, na Praça da Apoteose, Rio de Janeiro com mais de 100 mil pessoas. Nívea Soares foi convidada e participou desta gravação que foi como um “fechamento de um ciclo” para o ministério onde a visão Brasil Diante do Trono foi concluída com as gravações em todas as regiões do país.

Em 2008 o Diante do Trono volta ao nordeste do Brasil para mais uma gravação. Em Recife-PE, nas noites dos dias 4 e 5 de julho no Chevrolet Hall o álbum A Canção do Amor foi gravado. Pela primeira vez foram cobradas as entradas para uma gravação do Diante do Trono. André Valadão neste álbum apenas solou “Com Júbilo Eu Canto” e não esteve como backing vocal nas outras canções.

Em 2009 o Congresso de Louvor a Adoração Diante do Trono, que anualmente reunia pessoas de todos os estados do Brasil e pessoas de outras partes do mundo, retornou às origens e foi realizado na Igreja Batista da Lagoinha, com o tema Igreja não é ponte de chegada, é ponto de partida.

Em uma apresentação em Manaus (Amazonas), Ana Paula Valadão chegou a anunciar que a cidade sediaria a gravação do 12º CD/DVD do grupo. Porém, como não houve liberação do local em prazo hábil, o ministério mineiro conseguiu em tempo recorde a liberação da Praça da Estação, na cidade de Belo Horizonte, para a gravação do CD e DVD Tua Visão. O álbum gravado no dia 1º de Agosto de 2009 contou com as participações especiais de Fernanda Brum, Nívea Soares, Mariana Valadão e Felippe Valadão.

Assim como o segundo álbum, Exaltado, André Valadão não participou da gravação. “Tua Visão” foi ainda o primeiro álbum da banda a ser distribuído por uma gravadora secular, a Som Livre (empresa das Organizações Globo), que ainda anunciou os relançamentos dos três álbuns anteriores a este: “Por Amor de Ti, Oh Brasil”, “Príncipe da Paz” e “A Canção do Amor.”