Fundado em março de 1993, o Ministério Apascentar iniciou suas atividades no município de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense tendo à frente o Pr. Marcus Gregório e sua esposa, Prª Christina Almeida.
O ministério que começou com apenas 5 pessoas, hoje reúne apenas em seu templo sede cerca de 3.000 pessoas a cada reunião. Após muitas lutas e dificuldades, o Ministério Apascentar com 14 anos de existência implantou outras 12 igrejas no Grande Rio e também na cidade de Guarulhos, São Paulo. Mais do que implantar igrejas, o Ministério Apascentar implantou uma nova visão de expansão do Reino através das famílias. No Ministério Apascentar a família tem uma atenção toda especial através de diversos projetos e departamentos.
A questão da responsabilidade social também é tratada com especial atenção no Ministério Apascentar. A igreja Apascentar apóia e mantém diversos projetos sociais, não só no Rio de Janeiro como também em outras localidades. Em Santarém, Estado do Pará, O Ministério Apascentar apóia um projeto social e de evangelização junto às populações ribeirinhas no Norte do país. Na cidade de Ipatinga, Minas Gerais, a igreja mantém o Projeto Socorrer de casas lares para crianças órfãs de 0 a 8 anos.
Na cidade de Nova Iguaçu, a igreja mantém em parceria com a Petrobras e outros parceiros, o projeto Pró-Viver que atende a portadores do vírus HIV e seus familiares através de assistência médica, psicológica, terapia e outras ações visando a melhoria na qualidade de vida. Este projeto atende atualmente a cerca de 1.600 pessoas e é o único centro de atendimento neste segmento em atividade em toda a região, considerada uma das mais carentes do país.
O Ministério Apascentar também tornou-se referência em todo o país e exterior na área da adoração e louvor através da implantação do projeto de músicos em tempo integral que culminou com a criação do Ministério de Louvor. Atualmente, o Ministério Apascentar de Nova Iguaçu é uma das referências no segmento fonográfico tendo alcançado inúmeros prêmios, Discos de Ouro, Platina e Platina Duplo com vendagens superiores a 500 mil cópias de suas produções. O Ministério de Louvor Apascentar de Nova Iguaçu ultrapassou as fronteiras do país, tendo se apresentado em países como Japão, Portugal, Bélgica, Suíça, Itália e Espanha.