Entre os amigos, Milton Nascimento é chamado de Bituca
Mineiro de coração, tornou-se conhecido nacionalmente, quando a canção "Travessia", composta por ele e Fernando Brant, ocupou a segunda posição no Festival Internacional da Canção, de 1967. Tem como parceiros e músicos que regravaram suas canções, nomes como: Wayne Shorter, Pat Metheny, Peter Gabriel, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Elis Regina. Em 1998, ganhou o Grammy de Best World Music Album in 1997. Foi nomeado novamente para o Grammy em 1991 e 1995.
Milton Nascimento apresentou o álbum Novas Bossas a 18 de Julho de 2008 no Coliseu dos Recreios em Lisboa.
Sofrendo muito, entregou o filho para um casal rico criar. Milton, então, foi adotado. Sua mãe adotiva, Líliam Silva Campos, era professora de música. O pai adotivo, Josino Campos, era dono de uma estação de rádio. Mudou-se para Três Pontas, em Minas Gerais, antes dos dois anos e aos treze anos já cantava em festas e bailes da cidade.
O momento mais desicivo de sua longa carreira, foi quando o cantor Agostinho dos Santos inscreveu às escondidas três músicas suas no Festival Internacional da Canção de 1967.
Além dos 70 anos de idade, o cantor e compositor comemora em 2012 diversas conquistas, entre elas os 50 anos de carreira , os 45 anos de seu disco de estreia, "Travessia", e os 40 anos do "Clube da Esquina". Tudo isso será condensado no DVD "Milton Nascimento - 50 Anos de Voz nas Estradas", que será gravado no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, em 25 de novembro.
Milton Nascimento antes da fama era datilógrafo.
Em novembro de 2006, saiu a primeira biografia dedicada ao músico, "Travessia - a vida de Milton Nascimento".
Milton já se apresentou na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África. Também conhecido pelo apelido de Bituca, nasceu no Rio de Janeiro, filho de Maria Nascimento, uma empregada doméstica muito humilde, que foi mãe solteira. Tentou criar Milton, o registrou e o levou para a casa dos patrões, mas foi demitida e viu que não poderia criá-lo tamanha miséria a qual vivia.
"Sou fascinado pela minha família, acho que eu não poderia ter tido mais amor, educação e liberdade em nenhuma outra família no mundo. Eles moldaram a minha vida. Meu primeiro instrumento foi uma harmônica dada pela minha avó. Ela me deu um acordeão, e foi aí que minha vida musical começou" disse Milton Nascimento
Milton Nascimento (Rio de Janeiro, 26 de outubro de 1942) é um cantor e compositor brasileiro, reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da MPB. Conhecido também pelo apelido de Bituca.
Nascido no Rio de...