Em 1991, após a gravação do LP Volume 20, intitulado "Vontade Dividida", ocorreu a separação da dupla por um período de três anos. Cansados da rotina, da sequência de shows e da carreira de um modo geral, eles desfizeram a dupla e cada um decidiu tocar sua vida. Milionário formou dupla com o Mathias (da dupla Matogrosso & Mathias), emplacando o sucesso "Na segunda-feira à noite", e também gravou um LP com o Robertinho (da dupla Léo Canhoto & Robertinho).
Com sucesso enorme em todo o Brasil, o filme Na Estrada da Vida conquistou o primeiro lugar no Festival Internacional de Filmes de Brasília e foi vendido para diversos países, inclusive a China. Milionário e José Rico foram convidados pelo Governo Chinês a se apresentarem naquele país no ano de 1985, uma excursão que durou um mês, num Intercâmbio Cultural, no qual a dupla foi mostrar sua música para o "outro lado do mundo"
Em 1987, Milionário e José Rico estrelaram o filme, "Sonhei Com Você".
A música "Estrada da Vida" proporcionou a venda de mais de dois milhões de cópias e originou o roteiro do filme Na Estrada da Vida, baseado na própria vida dos integrantes da dupla e dirigido por Nelson Pereira dos Santos, onde Milionário e José Rico interpretam eles próprios.
José Rico, por sua vez, chegou a tentar carreira solo, gravando dois disco, mas o destino novamente os colocou (Milionário & José Rico) frente a frente.
Molionário foi pedreiro, garçom e pintor de parede e encontrou inspiração musical em sua mãe, observando-a cantar. Aprendendeu musica "de ouvido", sem ter estudado em conservatório musical.
Milionário & José Rico contam com 29 discos gravados desde o ano de 1973, 2 DVDs e dois filmes, Na Estrada da Vida, de 1980, e "Sonhei com você", de 1988.
José Alves dos Santos, o José Rico, nasceu em São José do Belmonte, estado de Pernambuco no dia 29/06/1946. Por ter sido criado na cidade de Terra Rica, no estado do Paraná desde os dois anos de idade, acabou adotando, e registrando em Cartório, o nome José Rico Alves dos Santos, em alusão à cidade paranaense onde viveu sua infância. O apelido foi inventado por um padre, ainda durante a infância de José Rico.
Milionário & José Rico foi a primeira dupla brasileira que visitou a China.
O nome de batismo do Milionário é Romeu Januário de Matos.
A dupla prosseguia com sucesso cada vez maior, com a excelente voz grave do Milionário e os falsetes e vibratos naturais do José Rico e também com suas vestimentas peculiares: Milionário com seu chapelão de cowboy e camisa aberta deixando aparecer as correntes de ouro, enquanto José Rico com sua característica barba e cabeleira, além dos óculos escuros, anéis e crucifixos! E pensar que, para Brás Biaggio Baccarin (grande incentivador da dupla e que os manteve na Chantecler, apesar dos protestos da gravadora), o único problema da dupla estaria nos nomes: "... se a dupla fizesse sucesso, eles cairiam bem; do contrário, ficariam ridículos, seria uma gozação danada...".
O nome de batismo do José Rico é José Alves dos Santos.
A dupla sertaneja Milionário & José Rico lançou no Credicard Hall no dia 19 de setembro/2008, o CD e
DVD "Milionário & José Rico". Após cinco anos longe dos estúdios, a dupla apresentou registros que perpetuam uma história de sucessos começados em 1970. No show, a dupla presenteou os fãs da música Sertaneja
com as canções que marcaram história nesses 38 anos de carreira, como "Dia da Vitória", "Sonhei com Você",
"Viva a Vida", "A Carta" e "Estrada da Vida". O público pode contar ainda com as inéditas: "Majestade,
a Mulher" e "Garça Pantaneira".
Em 1994, Milionário e José Rico gravaram o LP com o título "Nasci Para Te Amar", o qual foi também lançado simultaneamente em CD, o primeiro da dupla. Nesse disco a dupla gravou uma música de autoria de José Rico em homenagem ao inesquecível Ayrton Senna, que havia falecido tragicamente naquele ano.
As Gargantas de Ouro
Conhecidos com a alcunha de "As gargantas de Ouro do Brasil", contam com 28 discos gravados desde 1973, e dois filmes, Na Estrada da Vida, de 1980, e "Sonhei com você", de 1989.
A música lendária...