Considerado o primeiro grande parceiro de Luiz Gonzaga, antes de Humberto Teixeira.
Dados Artísticos
Em 1944, Carmem Costa gravou dele e Luiz Gonzaga o samba "Chamego", seu primeiro grande sucesso como compositor. No mesmo ano, Ademilde Fonseca gravou com acompanhamento de Antenógenes Silva ao acordeom o choro "Pica-pau". Foi o primeiro parceiro de Luiz Gonzaga, com quem compôs a mazurka "Dança mariquinha", os chamegos "Penerô Xerém" e "Cortando pano" e a valsa "Perpétua", todas em 1945. No mesmo ano, Manezinho Araújo gravou o samba "Dezessete e setecentos", parceria com Luiz Gonzaga e que se tornou um grande sucesso, sendo gravado diversas vezes. Ainda no mesmo ano compôs com Antenógenes Silva a marcha "Palhaço" gravada por Gilberto Alves com acompanhamento do próprio Antenógenes Silva. Ao longo da carreira compôs marchas, valsas, baiões, sambas, calangos e maxixes, entre outros ritmos. Teve composições gravadas, entre outros artistas, por Luiz Gonzaga, Severino Januário, Zé Gonzaga, Ademilde Fonseca, Antenógenes Silva, Trigêmeos Vocalistas, Carmem Costa, Vicente Celestino, Araci de Almeida, Augusto Calheiros, Gerson Filho, Manezinho Araújo e Jorge Veiga. Em 1946 compôs com Pedro Paraguassu a marcha "Ovo azul", gravada por Luiz Gonzaga. No mesmo ano, teve o samba "Meu ranchinho" gravado por Augusto Calheiros e o calango "Se quer ver vem cá", com Luiz Gonzaga, gravado pelos 4 Ases e Um Coringa. Em 1947, Luiz Gonzaga gravou a marcha-frevo "Quer ir mais eu?", parceria dos dois. No mesmo ano, Araci de Almeida gravou dele e Gil Lima a marcha "Câmbio negro". Em 1948, George Brass e seu conjunto gravaram o maxixe "Marimbondo", parceria com o próprio George Brass e Tito Ramos e os Trigêmeos Vocalistas gravaram dele e Raul Carrazzato o fox "Miss Mary". Em 1949 compôs com Antenógenes Silva e Gil Lima o samba "Dois destinos", gravado por Antenógenes e seu conjunto. Em 1951, a cantora Ademilde Fonseca gravou os choros "Galo garnizé" e "Pedacinhos do céu", este em parceria com Valdir Azevedo. Em 1956, Ademilde Fonseca gravou o baião "A situação", parceria com Gil Lima. Em 1957 compôs com Gerson Filho a marcha "Aguenta o banzeiro" gravada pelo próprio Gerson Filho. Em 1958, Roberto Paiva gravou a marcha "Resposta da fanzoca", de parceria com Gil Lima, e Jair Alves gravou o maxixe "Sacode as cadeiras", parceria com Fred Williams. No mesmo ano, a RCA Victor lançou o LP "Xamego", de Luiz Gonzaga, trazendo onze parcerias suas com Gonzaga, entre as quais o maxixe "Bamboleando"e a rancheira "Cortando o pano". Em 1959 compôs com Rubem Gomes o bolero "Um pouco de você" gravado por Vitor Bacelar e com Paulo Marques a marcha "Dona Rosa" gravada por Jorge Veiga. Em 1960 compôs com Aguiar Filho a rancheira "Rancheira da vovó" e com Claudino Lima a rancheira "Marambaia", ambas gravadas no mesmo ano por Severino Januário. Em 1961 Paulo Tito gravou dele e Laesse Miranda o chótis "Confusão em família". Um de seus principais parceiros foi Antenógenes Silva com quem compôs, entre outras, o choro "Pica-pau", a marcha "Cantor do rádio" e a valsa "Sueli". Teve mais de 60 composições gravadas.
Miguel Lima foi um compositor de importância fundamental na grande obra de Luiz Gonzaga porque foi cantando suas letras que o Brasil conheceu sua voz, mas os dicionários e enciclopédias de música não esclarecem sequer quando e onde ele nasceu e morreu. Para salientar que foi mesmo um grande nome na música basta lembrar que é dele a letra de “Pedacinhos do Céu”, célebre choro de Waldir Azevedo.
Memória da MPB
OBRA
A situação (c/ Gil Lima)
Adeus Helena (c/ Antenógenes Silva e Caboclo)
Aguenta o banzeiro (c/ Gerson Filho)
Alegria (c/ Antenógenes Silva)
Baião em Cuba (c/ Pedrosa)
Bamboleando (c/ Luiz Gonzaga)
Bilu bilu (c/ Luiz Gonzaga)
Cada vez te quero mais (c/ Antenógenes Silva)
Câmbio negro (c/ Gil Lima)
Cantor de rádio (c/ Antenógenes Silva)
Cesário (c/ Antenógenes Silva)
Chamas do amor (c/ Antenógenes Silva)
Chamego (c/ Luiz Gonzaga)
Confusão em família (c/ Laesse Miranda)
Cortando o pano (c/ Luiz Gonzaga)
Dança, Mariquinha (c/ Luiz Gonzaga)
Dezessete e setecentos (c/ Luiz Gonzaga)
Dois destinos (c/ Gil Lima e Antenógenes Silva)
Dona Rosa (c/ Paulo Marques)
Eu vou cortando (c/ Luiz Gonzaga)
Fragmento de ilusão (c/ Mário Galvão)
Galo garnizé (c/ Luiz Gonzaga e Antonio Almeida)
General no Nice (c/ George Brass e Nelson Teixeira)
Hoje... vou
Isa (c/ Antenógenes Silva)
Mamboleando (c/ Luiz Gonzaga)
Marambaia (c/ Claudino Lima)
Marimbondo (c/ George Brass e Tito Ramos)
Meu defeito (c/ Antenógenes Silva)
Meu ranchinho (c/ Augusto Calheiros)
Mineirinho
Miss Mary (c/ Raul Carrazzato)
Mulher bonita (c/ Antenógenes Silva)
O chamego da Guiomar (c/ Luiz Gonzaga)
O louco (c/ Mário Galvão)
O Sultão (c/ Gil Lima e Oldemar Magalhães)
O torrado da Lili (c/ Helena Gonzaga)
Outro amor (c/ Antenógenes Silva)
Ovo azul (c/ Pedro Paraguassu)
Pagando promessa (c/ Severino Januário)
Palhaço (c/ Antenógenes Silva)
Pedacinho do céu (c/ Valdir Azevedo)
Penerô, Xerém (c/ Luiz Gonzaga)
Perpétua (c/ Luiz Gonzaga)
Pica-pau (c/ Antenógenes Silva)
Pra cima de confusão (c/ Gerson Filho)
Promessa (c/ Ferreira Filho)
Quer ir mais eu? (c/ Luiz Gonzaga)
Rancheira da vovó (c/ Aguiar Filho)
Resposta da fanzoca (c/ Gil Lima)
Rodeio (c/ R. de Souza)
Sabiá do sertão (c/ Severino Januário)
Sacode as cadeiras (c/ Fred Williams)
Se quer ver vem cá (c/ Luiz Gonzaga)
Sueli (c/ Antenógenes Silva)
Taça de fel (c/ Mário Galvão)
Três e trezentos (c/ Gerson Filho)
Um pouco de você (c/ Rubem Gomes)
Urubu de galocha (c/ George Brass)
Vivo tão só (c/ Antonio Soares e Wilson Mazello)
Xamego das cabrochas (c/ Luiz Gonzaga)