×

Biografia de Michael Sullivan

Michael Sullivan é um cantor, compositor e produtor musical brasileiro.
Sua carreira teve início cantando nas noites da agitada Recife quando tinha apenas 14 anos de idade. Aos 15 anos participou de alguns concursos de calouros como; “Varieté”, de Nilson Lins, na Rádio Jornal do Commercio. Ganhou em primeiro lugar e recebeu o seu prêmio, a carteira profissional da Ordem dos Músicos do Brasil e um contrato com a TV Jornal do Commercio e, assim, iniciou sua carreira de cantor, nos programas da emissora – “Você faz o Show”, “Noite de Black Tie “e“Bossa 2” - , respondendo e se consagrando, desde então, como revelação pernambucana.

Aos 17 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, onde conheceu Hyldon (com quem compôs sua primeira música em 1968), Pial (Guitarrista da Black Music, trabalhou com Tim Maia), Tinho (Saxofonista e arranjor, trabalhou Tim Maia, um dos fundadores do Vitória Régia) e formaram o grupo “Os nucleares” seria sua primeira gravação no ano 1969 em vinil pela RCA . E logo conheceu Cassiano e Tim Maia, quem o ensinou a tocar violão e gravou a primeira composição de sucesso da dupla Sullivan e Massadas “ Me dê Motivo”.

Aos 19 anos integrou o grupo “Os Selvagens” e aos 21 anos o grupo “Renato e Seus Blue Caps” como cantor e guitarrista. Sua passagem pelo grupo Renato e Seus Blue Caps resultou em seis discos de ouro, cuja vendagem chegou a mais de 1.000.000 de discos.

Ainda no “Renato e seus Blues Caps”, Michael Sullivan iniciou sua carreira “solo” com a música “My Life”(sua segunda composição) parte da trilha sonora da novela “O Casarão”, da Rede Globo. O compacto “My Life” tornou-se para o mercado fonográfico um dos mais vendidos no país, superando a marca de 1.000.000 de cópias, o que equivalia a um disco de Diamante. Em 1978 fez o LP pela Capitol “Um mundo Melhor Pro Meu Filho” e em 1979 o LP Michael Sullivan pela K-Tel. E de 1980 a 1986 foi integrante do grupo The Fevers.

Ainda no ano de 1979 conheceu Paulo Massadas, parceiro freqüente de suas composições por 16 anos. A Dupla é responsável por grandes canções de sucessos.
Em 1988 a dupla fez o disco “Sullivan e Massadas” pela gravadora BMG com a participação de Sergio Mendes e Jermaine Jackson.Disco esse bem aclamado pela crítica.

Em 1989 a dupla fez um compacto com o apresentador da Rede Globo Fausto Silva (Faustão) pela Som livre, "Do tempo que", primeira música de abertura do programa "O Domingão do Faustão".

Em 1990 Fez disco “Sullivan e Massadas ao vivo” no teatro da SUAM, cantando sucessos da dupla pela gravadora Som Livre.

Em 1992 dando continuidade a sua carreira solo, Michael Sullivan faz o cd “Talismã” sucesso de crítica na sua trajetória solo.

Seguindo em 1995 , já morando nos EUA, a gravadora Warner Music lança o cd de título Michael Sullivan.

Em 1998 Michael Sullivan teve a oportunidade de voltar a sua origem e fazer um cd de Black Music, com a participação de Cassiano, composições de Hyldon e uma homenagem ao seu professor Tim Maia, no cd “Caminhos do Coração” gravadora Som Livre. Esse foi sucesso de venda e critica, e teve a canção “Coração Vazio” como parte da trilha sonora da novela “Corpo Dourado” , chegando a disco de ouro.


Em 2003 Michael Sullivan, já no Brasil, lançou o cd Duetos com grandes vozes, como; Simone, Xuxa, Alcione, Sandra de Sá, Tim Maia, Fafá de Belém, Fagner, Joanna entre outros pela Gravadora Sony Music, procurando sintetizar toda a sua obra e assim fechar um ciclo de quatro décadas de sucessos.

Em 2007 Sullivan se fixa e rebusca o seu lado sempre Black com o novo cd Sullivan Nu Soul com composições em parcerias com Carlinhos Brown, cd que sai pelo seu novo selo independe “Graffite music”.

Atualmente Michael Sullivan está em divulgação de seu CD e preparando novas canções que pretende colocar novamente nas melhores vozes do Brasil.