×

Biografia de Michael Franks

Michael Franks (nascido em 18 de setembro 1944 em La Jolla, Califórnia) é um compositor do Estados Unidos e cantor de Jazz suave. Gravou com artistas como Patti Austin, Brenda Russel, Art Garfunkel, e David Sanborn. Suas canções foram gravadas por The Manhattan Transfer, Patti Labelle, Carmen McRae, Diana Krall, e The Carpenters.

Michael Franks cresceu no sul da Califórnia com seu pai, Gerald, sua mãe Betty e duas irmãs mais novas. Embora ninguém em sua família tocasse algum instrumento, seus pais adoravam música e suas influências iniciais incluíram Peggy Lee, Nat King Cole, Ira Gershwin, Irving Berlin e Johnny Mercer.

Aos 14 anos Michael comprou seu primeiro violão, um Marco Polo por 29,95 dólares, com seis aulas particulares incluídas - foi o único ensino de música que ele recebeu. Na University High em Irvine, Michael descobriu a poesia de Theodore Roethke com suas rimas e metricas escondidas. Na escola, ele começou a cantar Folk-Rock, acompanhando na guitarra.

Estudando inglês na UCLA Michael conheceu Dave Brubeck, Patti Page, Stan Getz, João Gilberto, Antonio Carlos Jobim e Miles Davis.

Ele nunca estudou música na faculdade ou mais tarde, mas ganhou um BA da UCLA em Literatura Comparada, em 1966, e um mestrado na Universidade de Oregon, em 1968.

Ele tinha um assistente de ensino em um Ph.D. programa na literatura norte-americana na Universidade de Montreal antes de voltar a ensinar a tempo parcial na UCLA.

Durante este tempo ele começou a escrever canções, começando com os hinos contra a guerra musical em Mi bemol, estrelado por Mark Hamill. Ele também compôs a música para os filmes Count Your Bullets, Cockfighter e Noiva Zandy, estrelado por Liv Ullmann e Gene Hackman. Sonny Terry e Brownie McGhee gravou três canções de Michael, como "White Boy Lost in the Blues", em seu álbum de Sonny & Brownie.

Michael tocava guitarra, banjo e bandolim no álbum e se juntou a eles na turnê. Em 1973, Michael gravou um álbum de mesmo nome (mais tarde reeditado como anteriormente indisponíveis), que incluiu o hit "Não há nada que abale esse tal de Rock 'n' Roll".

Em 1976, Michael lançou seu segundo álbum, A Arte do Chá, iniciando um longo relacionamento com a Warner Brothers Music.

O terceiro álbum de Michael, Sleeping Gypsy, que inclui a canção "The Lady Wants to Know", foi parcialmente gravado no Brasil. Por esta altura, o percussionista Ray Armando primeiro deu a Michael o que se tornaria um instrumento de assinatura - uma cabaça - para reproduzir no palco músicas que não tocava na guitarra. Burchfield Nines inclui a canção "When the Cookie Jar is Empty". Desde então, Franks gravou mais de 15 álbuns.

Seus trabalhos mais conhecidos incluem "When I Give My Love To You", "Popsicle Toes", "Monkey See, Monkey Do", "Tiger in the Rain", "Rainy Night in Tokyo", e "Tell Me All About It". Seu maior sucesso veio em 1983 com "When Sly Calls (Don't Touch That Phone)", do álbum de Maracujá, incluindo os hits "Your Secret's Safe With Me". Do álbum de 1985 Skin Dive, e "Island Life", de 1987 The Camera Never Lies.