Mestre Ambrósio é um personagem do Cavalo Marinho, folguedo tradicional da região da Zona da Mata Norte pernambucana. O Cavalo Marinho é uma variante do Bumba-Meu-Boi, uma mistura de encenação, música e dança. Mestre Ambrósio, ou Seu Ambrósio, ou ainda, Ambrósio, é o responsável pela introdução dos diversos personagens que aparecem na brincadeira. É, portanto, um símbolo da diversidade.
O personagem empresta o nome à banda recifense que toca a música tradicional de Pernambuco permeada por elementos de diversos outros ritmos, do Brasil e do mundo. Cada integrante possui uma formação musical diferente, que vai desde a música erudita, passando pelo rock’n’roll, até a música cubana e ritmos afros.
O início da banda se deu quando dois de seus integrantes, Siba e O Rocha, começaram a trabalhar com a música tradicional pernambucana. Junto com Hélder Vasconcelos, em 1992, formaram o Mestre Ambrósio, com a proposta inicial de executar os ritmos tradicionais de Pernambuco com base em pesquisas conceituais e experimentações com instrumentos elétricos (guitarras, teclados, baixo) e acústicos.
Em 1993, pela primeira vez, o trio decidiu apresentar-se somente com elementos tradicionais - houve, assim, uma divisão natural no repertório da banda: Mestre Ambrósio Acústico e Mestre Ambrósio Elétrico. Faltava um vocalista (Siba ainda não cantava), e Mazinho Lima juntou-se aos outros “Ambrósios” - os últimos a se integrarem ao grupo foram Maurício Alves e Sérgio Cassiano.
O repertório acústico era formado por forrós “Pé-de-Serra” (influência rural), baiões de Cavalo Marinho, Cocos e instrumentações de Bandas de Pífanos. Considerando as variadas formações musicais dos integrantes, a reprodução do tradicional não poderia continuar sendo a linha de trabalho do Mestre Ambrósio Acústico, resultando no forró “Pé-de-Calçada”. O “Pé-de-Calçada” é a adaptação do forró “Pé-de-serra” ao ambiente urbano, misturado às variadas influências musicais. É “música urbana de sentimento rural”.
Com o crescimento e reconhecimento da banda, a gravação de um CD foi um passo natural. Porém, não era mais possível conciliar os dois repertórios (acústico e elétrico). O Coco e o Maracatu falaram mais alto. Com adaptações livres dos ritmos tradicionais, mantendo-se a guitarra e o baixo, definiu-se o perfil musical. Sai o primeiro CD, homônimo, de produção independente. José e Se Zé Limeira Sambasse Maracatu, clipes de duas das músicas desse CD são veiculados pela MTV, e o sucesso da banda começa a ganhar dimensões nacionais. Se Zé Limeira Sambasse Maracatu é indicado a melhor clipe na categoria Artista/ Banda revelação do MTV Video Music Brasil 1996.
Em 1997, depois de shows pela Europa e no Central Park, o Mestre Ambrósio muda-se para São Paulo, fecha um contrato com a Sony e lança Fuá na Casa de Cabral. Fuá é escolhido melhor CD do mundo no ano de 1999 pelo crítico Jon Pareles, do The New York Times: “as canções rock de Mestre Ambrósio nos mostram raízes, possibilidades e história. Mas, sobretudo, seu salto no futuro se dá por sua enorme vitalidade no presente”.
Ainda pela Sony, em 2001, é lançado o CD Terceiro Samba, considerado trabalho mais maduro e o que melhor transmite o perfil da banda, até agora
Mestre Ambrósio é:
Hélder Vasconcelos: percussão, dança e voz
Maurício Alves: percussão, dança e vocal
Mazinho Lima: baixo e vocal
“O” Rocha: percussão e vocal
Sérgio Cassiano: percussão e voz
Siba: guitarra, rabeca e voz